Antenada às tendências do mercado de trabalho e às iniciativas que podem alavancar os médios e pequenos negócios nesta fase de recuperação econômica após o auge da crise da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Limoeiro promove ações com os objetivos de estimular o empreendedorismo e aquecer a economia local. Nesse contexto, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é fundamental. Na tarde desta quarta-feira (3), a Sala do Empreendedor de Limoeiro, na sede da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, recebeu a oficina “Inovação para Salões de Beleza”, que faz parte do Projeto Sebrae 360.

Direcionada a empreendedores do segmento de beleza e a trabalhadores que desejam empreender no ramo, a iniciativa inseriu o público em uma experiência de realidade virtual, baseada em uma história real, sobre o crescimento de um salão de beleza. “Estamos testando uma nova solução para os pequenos negócios. Estamos trazendo um conjunto de informações e mostrando como o segmento da beleza está performando no Brasil e no mundo e, também, como ele está situado no setor econômico”, explica a analista de inovação do Sebrae, Evelyne Labanca.

Quem participou da ação foi convidado a passear virtualmente por um salão de beleza, guiado por uma empresária que conta a história do seu empreendimento. A experiência ocorreu mediante a utilização de um óculos 360, equipamento que inspira o nome do projeto. “Não é só o Sebrae falando que a beleza dá dinheiro. É uma empresária mostrando, de verdade, que inovação não precisa custar caro, pode ser simples e pode gerar grandes rendimentos. A gente quer mostrar que empreendedorismo dá futuro e, no presente, já é possível fazer dinheiro”, pontua Evelyne.

A programação aliou o conhecimento técnico da área a informações sobre gerência de negócios e captação de clientes, que são ferramentas efetivas para aumentar o faturamento das empresas, como destaca o instrutor da oficina e consultor do Sebrae, Steven Smrekar Albuquerque. Além disso, o Sebrae 360 está em caráter experimental e pode se estender para outras áreas essenciais ao desenvolvimento econômico. “A inovação acontece em vários setores. Hoje focamos na beleza, mas esse mesmo modelo acontece em bares e restaurantes, lojas de roupas e em qualquer outro modelo de comércio. Então, é questão de saber como se pode implementar essas informações para atrair mais clientes, vender mais, faturar mais e fazer o negócio se desenvolver”, afirma o palestrante.

Uma das empreendedoras contempladas pelo projeto é a limoeirense Marluce Porfírio, que atua no segmento de Salão de Beleza no Bairro da Congal. A avaliação da profissional referente à oficina foi bastante positiva. “Com uma oportunidade dessa, a gente descobre que sempre pode aprender algo mais. Estou muito feliz por ter conhecido pessoas diferentes e por ter aprendido mais sobre o meu trabalho. Quero sempre oferecer o melhor para as minhas clientes, que sempre me motivam a buscar mais conhecimento e mais clientes. Quero agradecer à Prefeitura e ao Sebrae por terem trazido um evento inovador para a cidade”, comemora.

Para o diretor executivo de Indústria e Comércio de Limoeiro, Diego Feghalli, a ação comprova o protagonismo da “Princesa do Capibaribe” na Economia de Pernambuco. “Limoeiro, pelo seu potencial econômico e pelos resultados que nós temos apresentado ao Sebrae, recebeu essa oficina-teste totalmente inovadora e diferente. Através de parcerias, a Prefeitura procura abrir portas para o empreendedor, seja ele um microempreendedor individual, um pequeno empreendedor, um empresário consolidado, um comerciante ou um feirante. Estamos sempre incentivando e construindo pontes para essas pessoas”, enfatiza.

A Sala do Empreendedor está à disposição do setor econômico de Limoeiro de segunda a sexta, das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, na Praça Domingos Rodrigues, no Bairro do Ponto Certo, e na sede da Diretoria Executiva de Indústria e Comércio, na Avenida Santo Antônio, em frente ao Banco Santander. Dentre os serviços oferecidos estão formalização, declaração anual, parcelamento de débitos, planejamento administrativo e consultoria. “Nós ofertamos um leque de serviços vantajosos para quem empreender”, conclui Diego Feghalli.