Prezando pelo trabalho intersetorial entre as pastas da administração pública municipal e pela garantia de um direito fundamental como a saúde para crianças, adolescentes e jovens, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o I Encontro de Planejamento do Programa Saúde na Escola. A iniciativa, que mobilizou as equipes da Rede Municipal de Ensino e da Rede de Atenção Básica, aconteceu nesta quarta-feira (19), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC).

A programação contou com duas palestras, cada uma ministrada por uma das Secretarias envolvidas na realização do evento, e rodas de diálogo. A médica Fátima Monteiro, que atua na Unidade Básica de Saúde do Bairro da Congal, ministrou “PSE e a importância da intersetorialidade Saúde-Educação: Problematizando as práticas”. Por sua vez, a professora Lúcia Rodrigues, responsável pela Coordenação de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, abordou o tema: “Rede de apoio como garantia de inclusão”. Profissionais das duas áreas também tiveram espaço para compartilhar suas experiências e suas perspectivas sobre o PSE.

O objetivo da ação, de acordo com a coordenadora dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino, professora Severina Marta, é planejar e sistematizar as ações a serem vivenciadas nos próximos meses, bem como possibilitar reflexões sobre o Programa Saúde na Escola e a importância da parceria entre os profissionais da Saúde e da Educação. Nesse contexto, os papéis das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das unidades escolares são fundamentais, e as escolas devem ser territórios de prevenção, promoção e garantia da saúde. “Considerando que a escola contribui para o desenvolvimento de hábitos saudáveis e visto que os profissionais de saúde desempenham função de prevenção e promoção da saúde, o trabalho conjunto é de extrema importância. A intersetorialidade permite compartilharmos esses espaços de aprendizagem, facilitando o planejamento e o acompanhamento das ações”, pontuou.

Por sua vez, a diretora executiva de Atenção à Saúde, enfermeira Emmanuela Kethully, destacou que as estratégias adotadas pela Saúde Municipal e pela Educação Municipal levam em consideração as particularidades e as necessidades de cada comunidade. “A partir do encontro entre os articuladores das escolas, que são os gestores e coordenadores, e os articuladores da Saúde, que são os dentistas e enfermeiros, foi possível executar o planejamento estratégico das ações do PSE, com foco nas reais singularidades dos territórios. A nossa preocupação é estreitar os vínculos entre a Saúde e a Educação de forma integral e contínua, promovendo o protagonismo dos estudantes, das famílias e das redes de apoio”.

De acordo com o Governo Federal, o Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007, por decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As políticas voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos atendidos pela Educação pública brasileira se unem para promover Saúde e Educação de forma integral. A intersetorialidade das redes públicas de Saúde, Educação e demais redes para o desenvolvimento das ações implica na oferta de serviços em um mesmo território.