Em Limoeiro, a noite de segunda-feira (8) foi inteiramente dedicada a debates sobre políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visando dar voz e vez aos professores, aos estudantes, aos gestores escolares e aos movimentos sociais e impulsionar maiores oportunidades de acesso, permanência e sucesso dos jovens e adultos que ingressam nessa modalidade de ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoveu o Encontro Municipal da EJA Limoeiro. O evento aconteceu no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) e contou com a participação especial do coordenador dos Fóruns de EJA no Brasil, professor José Nilson, que ministrou a palestra “Fórum de EJA: Que espaço é esse?”.

Outros objetivos da ação foram a construção e a consolidação do Fórum Municipal da EJA de Limoeiro (FOMEJAL), que acontecerá no segundo semestre deste ano, como destaca uma das coordenadoras da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino, Ana Xavier, que divide a tarefa com Edna Alves. “Estarei na função de coordenadora do Fórum, o professor Carlos Wilson será o vice-coordenador, e a professora Edna Alves será a tesoureira. A comissão também contará com outros profissionais envolvidos na Educação de Limoeiro”, informou a professora. “O nosso governo tem o compromisso de fortalecer as políticas públicas para a EJA, que é uma necessidade evidente”, completou.

Como é o trabalho da EJA Limoeiro? De acordo com Ana Xavier, a Educação de Jovens e Adultos está presente em 10 unidades de ensino da Educação Municipal e conta com quatro fases. A grande maioria das turmas tem aulas à noite, e algumas contam com aulas à tarde. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, 302 estudantes integram as turmas de EJA nas escolas municipais. “A EJA é direcionada a jovens e adultos que não tiveram direito à escolaridade no tempo certo, durante a infância e a adolescência. Buscamos desenvolver uma Educação de qualidade para essa categoria. É um grande prazer trabalhar com a EJA, mas existem muitos desafios que a gente precisa enfrentar, tais como a evasão escolar, a dificuldade dos alunos para conciliar o trabalho com as aulas. Também há, infelizmente, um preconceito próximo aos jovens, adultos e idosos que estão voltando à sala de aula. Precisamos trabalhar com muita delicadeza todas essas questões. Estamos mobilizando as equipes e buscando esforços para atender toda essa quantidade de estudantes que estavam fora da escola e retornaram ou ingressaram na escola”, comentou.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Palestrante do evento, o professor José Nilson é referência a nível nacional quando o assunto é a Educação de Jovens e Adultos. Em seu diálogo com os participantes do Encontro da EJA Limoeiro, o educador teceu muitos elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. Para Nilson, trabalhar com jovens e adultos proporciona desafios, um envolvimento genuíno com a causa e grandes experiências de aprendizado no chão da escola. “Estamos unidos na luta e na garantia pela Educação de Jovens e Adultos para todos e com todos. A partir do evento desta noite e do Fórum Municipal, a EJA vai tomar uma dimensão mais ampla na Rede Municipal. Para se formar um Fórum de EJA, é necessário se articular com a Secretaria de Educação do seu município e a partir daí, juntamente com a coordenação municipal, constituir uma comissão para preparar o Encontro Municipal de EJA. A comissão se organiza, entra em contato conosco, e a gente encaminha para eles um modelo de regimento, que vai se consolidar com a plenária de uma noite, onde será realizado o encontro e será empossada a coordenação municipal”, explicou o coordenador dos Fóruns de EJA no Brasil.

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, também prestigiou a ação e definiu a Educação como um instrumento de resgate da cidadania e um serviço atemporal. “Todo tempo é tempo de aprender. Todos os profissionais de Educação e todos os estudantes que estão vivenciando esse grande empreendimento educacional que é a EJA proporcionam o resgate da cidadania. Podemos testemunhar a alegria das pessoas por ler e escrever. Elas já têm o saber da vida e passam a ter o saber das ciências. Limoeiro está de parabéns pelo trabalho que desenvolve”, destacou. O gestor fez menção honrosa à Turma Paulo Freire, composta por alunos da EJA do Presídio Ênio Pessoa Guerra. Na prática, a Educação de Jovens e Adultos também permite que pessoas privadas de liberdade passem pelo processo de ressocialização.