Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Limoeiro sempre se destacou no cenário nacional como um “berço” de escritores. As paixões pela leitura e pela escrita marcam gerações. E essa referência ganhou ainda mais força com o lançamento do livro “Minhas Memórias: Um olhar para trás”, de autoria do professor da Rede Municipal de Ensino, Edvaldo Pedro, em parceria com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal João Heráclio Duarte. A cerimônia de lançamento aconteceu na própria unidade de ensino, na noite da última segunda-feira (18), marcando mais um importante capítulo educacional da Princesa do Capibaribe.

A obra será compartilhada com outras unidades de ensino e bibliotecas, sendo mais um instrumento de leitura e de fonte de pesquisa para futuros projetos e trabalhos. Os relatos registrados no livro são considerados “retratos” da vida real. São histórias que estavam ocultas, mas que ganharam notoriedade a partir de uma iniciativa de escuta e acolhimento. Cada depoimento mostra os desafios enfrentados por homens e mulheres que lutam diariamente para trabalhar e sustentar suas famílias, buscando tempo para concluir os estudos depois de anos afastados da sala de aula.

Presente ao evento, o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, avaliou como significativo o encontro dos escritores com a comunidade escolar para uma noite de autógrafos e classificou a proposta de Edvaldo Pedro como “extraordinária”. “Esse trabalho se materializa na forma de um livro. Um trabalho no qual os nossos estudantes da EJA da Escola João Duarte puderam escrever suas memórias, trazer para o presente aqueles sentimentos e vivências de um passado que devolve uma série de sentimentos e emoções”, destacou o secretário.

Para Melo, a produção do livro representa o sentimento de uma turma de estudantes fora da faixa regular que reconhece em seus professores e na escola um trabalho de apoio e acolhimento. “Eles se sentem animados a voltar a estudar, a compartilhar o saber e experiências e a crescer ainda mais como seres humanos”, pontuou. Diante do legado e dos testemunhos deixados pelo livro, o secretário espera que trabalhos dessa natureza possam ser multiplicados em outras escolas. “A gente viu o quanto esses estudantes se sentiram importantes e envaidecidos com esse lançamento”, completou Fernando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Responsável pelo projeto que culminou no livro, o professor Edvaldo Pedro disse que o trabalho possibilitou conhecer outras versões dos estudantes da EJA. “Esse trabalho que desenvolvi com eles sobre gênero, relatos de memória, foi de suma importância, porque a gente acaba descobrindo o outro lado do estudante também. A gente trabalha a identidade e a subjetividade, através dos relatos de memórias resgatados por eles. A gente vai aprendendo com eles”, comentou Pedro. O professor revelou que o projeto também faz parte de sua pesquisa de mestrado na Universidade de Pernambuco (UPE), que aborda o tema “Projeto de Letramento na Educação de Jovens e Adultos: identidades tecidas através do gênero textual relato de memória” e é orientada pela professora Amanda Lêdo.

Sobre o saldo social deixado pelo livro, Edvaldo afirmou ter estreitado os laços com os alunos. “A minha posição de professor é aquela, como dizia Paulo Freire, de orientar o voo desse povo da EJA, um povo riquíssimo de conhecimento. E isso, com certeza, estreita os nossos laços. Por exemplo, um trabalho desse é um trabalho de parar, refletir, sentar, conversar e conhecer mais. Com isso, a gente vai aprendendo um com o outro e estreita os laços de amizade e de companheirismo”, pontuou o educador, ao citar a forte presença do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, no processo ensino-aprendizagem da EJA.

Coordenadora da EJA na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, a professora Edna Alves comemorou o resultado do trabalho desenvolvido na Escola João Duarte. Ela fez menção às atividades desenvolvidas pelo professor Edvaldo Pedro, com quem trabalha desde o ano de 2013, quando ele dava os primeiros passos na Educação Municipal. “O trabalho dele tem sido prazeroso com os alunos. Ele cobra, ele corre atrás, sempre está em busca do melhor para os alunos. E, para o aluno trazer lá do fundo do baú a sua história de vida, tem que ser realmente com uma pessoa em que ele confie”, reconheceu Edna.

Finalizando a quarta fase da EJA, a aluna Jaqueline Barbosa resumiu a solenidade de lançamento do livro como “gratificante”. Em um depoimento emocionado, ela ressaltou a importância da oportunidade de estudo dada há muitos que, por diversos motivos pessoais, não concluíram os estudos dentro da faixa etária regular. “É muito gratificante participar desse momento, enquanto tantas pessoas querem estudar e não conseguem, não têm oportunidade, porque em nosso país ainda tem muita desigualdade. É muito prazeroso saber que, juntos, a gente forma uma família. Aqui, ninguém é melhor do que ninguém”, finalizou a estudante.