Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

Preservar é preciso e conhecer é fundamental. Com esse pensamento, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, está executando o Projeto de Educação Patrimonial na Rede Municipal de Ensino. Inicialmente, duas instituições estão recebendo o projeto: a Escola Municipal Manoel Marques e a Escola Municipal Cônego Deusdedith, localizadas nas comunidades rurais de Gameleira e Vila Urucuba, respectivamente.

A proposta é inserir a matéria em todas as unidades de ensino da Rede Municipal. As atividades ocorrem dentro e fora da sala de aula, permitindo aos estudantes o conhecimento teórico sobre o patrimônio histórico-cultural, o que caracteriza o material, sobre o patrimônio natural, a exemplo dos rios, e sobre o patrimônio imaterial, numa referência aos saberes, celebrações e formas de expressão, além da vivência nos próprios ambientes edificados ou oferecidos pela natureza.

De acordo com o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Sivaldo Venerando, as duas comunidades selecionadas inicialmente para inserção da disciplina têm uma representatividade significativa de patrimônios materiais e naturais. Gameleira e Vila Urucuba são cortadas pelos Rios Capibaribe e Tracunhaém, respectivamente, além de possuírem engenhos erguidos em décadas passadas.

Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

O primeiro momento do projeto tem sido voltado ao conhecimento sobre os patrimônios material e imaterial. Na última terça-feira (6), os alunos da Escola Municipal Cônego Deusdedith tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da origem da própria unidade educacional, numa palestra proferida pela ex-aluna e ex-funcionária, hoje aposentada, Dona Azenate. Em seguida, eles visitaram uma mostra do artesanato local, também no ambiente escolar.

A programação de atividades seguiu numa visita aos Engenhos Guabiraba e São José. “São patrimônios materiais da Vila Urucuba. Estamos bastante satisfeitos porque os alunos estão se integrando, descobrindo suas origens e procurando valorizar. Eles estão empenhados. Foi uma tarde bastante proveitosa, inclusive com resultados além do que imaginávamos”, declarou Venerando. A coordenação dos alunos nesse projeto está sob a responsabilidade do Professor Paulo.

Durante as visitas externas, os estudantes estão produzindo materiais fotográficos e audiovisuais, os quais serão trabalhados numa futura mostra agendada para agosto deste ano. E, para incentivá-los sobre a importância dos patrimônios, eles serão premiados com uma viagem ao Museu do Homem do Nordeste, numa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). A culminância do projeto está programada para o próximo mês de setembro.