Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Enquanto o retorno dos alunos às salas de aula nas escolas municipais, programado para a próxima segunda-feira (6), não acontece, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, segue com o cronograma de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Nessa quinta-feira (2), reunidos na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), nos períodos da manhã e da tarde, eles participaram das capacitações, as quais foram divididas por eixos temáticos e temas.

No primeiro momento, a pauta trouxe Educação Inclusiva (avaliação diagnóstica como instrumento colaborador da prática inclusiva); Educação Física (avaliar, planejar e aprender para ensinar); Merendeiras (higienização e manipulação de alimentos); Secretaria Escolar (escrituração escolar); Gestão (gestor escolar e suas interfaces com a escola na contemporaneidade); Coordenação (monitorar e avaliar: base para uma boa gestão escolar). No dia anterior, ocorreu a formação geral dos professores, com acolhida feita pelo secretário da pasta Fernando Melo e pelo vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) e palestra ministrada pelo empreendedor e produtor de conteúdo digital Roberto Montanha.

Na segunda etapa, foram abordados os eixos temáticos de Educação de Jovens e Adultos – EJA (organização de uma escola para adultos); Educação Infantil (importância das emoções na construção da relação professor/criança); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação: refletindo sobre seus impactos na aprendizagem); Ensino Fundamental – Anos Finais (1°: O pensamento C.U.I.D.A.R. 2°: Adaptação curricular – Caminho para inclusão); Biblioteca (Quando recomeçar? O desafio de entender nosso prazo de validade).

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A professora Anne Micheline, gestora da Escola Municipal João Heráclio Duarte, avaliou como importantes os encontros de preparação para o retorno das aulas. “É um momento de discussão, estudo e troca de experiências que vai nos motivar e nos ajudar a trilhar o ano de 2023”, comentou a educadora. Técnica da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro, Laise Amorim ressaltou os avanços nas demandas administrativas. “Existem documentos que ainda precisam ser manuscritos. Em relação a outros, houve o cuidado da Prefeitura em inserir computadores e impressoras nas escolas para informatizar”, pontuou.

O professor Deyvson Carlos, coordenador de Projetos e Esportes da pasta, atuou no eixo Educação Física. “É com muita satisfação que a gente faz essa formação, pois a gente consegue planejar o ano letivo. Tivemos um ganho muito grande, pois conseguimos normatizar as aulas de treinamento. E a formação vem a calhar para um ano letivo bem-sucedido”, disse Carlos. “A formação é importante porque temos colegas novas nas Secretarias. Essa formação é de grande valia”, completou a professora Adelma Moura.

A merendeira Lucivânia Nascimento sabe que a qualidade da alimentação reflete no rendimento escolar do aluno. Por isso, ela capricha. “Essa capacitação é necessária, inclusive para ver a qualidade da merenda, que, graças a Deus, está maravilhosa”, disse. Coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Selma França enfatizou que o compartilhamento das vivências também faz parte da capacitação. “Os professores estão colocando como viveram o ano passado, o que esperam para este ciclo e o que a Secretaria está direcionando para ser trabalhado nas escolas”, pontuou Selma.

Também presente aos encontros de formação, o professor Girleno, que atualmente coordena o setor pedagógico da Escola Municipal Tancredo Neves, enalteceu o enriquecimento de conhecimento para os profissionais que acompanham as ações que a SEE vem desenvolvendo. “Tivemos projetos que deram muito certo e, provavelmente, vão continuar. E como foi falado na formação, tudo isso se deve à parceria de todos que fazem parte da Rede. É muito bom fazer parte desse momento que a Secretaria vem vivendo, dos avanços que a gente vem somando”, comemorou.