Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

Nas noites da última terça (28) e quarta-feiras (29), a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) promoveu o VII Encontro de Pesquisa e Extensão. O evento foi realizado nas dependências da faculdade e trouxe debates sobre temas relevantes.

Uma palestra abordou a temática “Saúde, Educação, Negócios e Direitos Humanos na Formação do Profissional” de forma integrada com o objetivo de promover a conscientização para um ambiente de trabalho mais saudável, ético e justo para todos os colaboradores, bem como destacar conhecimento do ordenamento jurídico e suas facetas. Durante a palestra, foram abordados diversos aspectos relacionados ao direito do cidadão e à saúde no ambiente de trabalho, como a importância da prevenção de doenças ocupacionais, a promoção da qualidade de vida dos colaboradores e a valorização da saúde mental. Foi ressaltado que investir na saúde do funcionário melhora o clima organizacional e contribui para o aumento da produtividade e a redução do absenteísmo.

O destaque no segundo dia do Encontro foi a palestra do Perito criminal da Polícia Civil do Estado de Pernambuco, Rafael Costa, que apresentou detalhes internos do processo que envolveu o assassinato de uma menina, na época com sete anos de idade, na cidade de Petrolina. O caso, que aconteceu em 2015, carregado de mistérios e interrogações, ficou conhecido como “O Caso Beatriz”. Os estudantes de Direito puderam explorar o expertise do perito e confrontar suas opiniões com os fatos e provas apresentados pelo perito. “A gente entende que esse crime foi bárbaro e chocou não só Pernambuco, mas o Brasil inteiro. A gente tem uma investigação muito minuciosa. O Estado colocou muito esforço para a resolução desse crime. Tanto a investigação quanto a perícia tiveram como ponto crucial a resolução desse crime. E aí a gente teve a prova material do DNA. Ela foi o que indicou e comprova que aquele réu estava com aquela faca e fez aquele crime. O caso segue em segredo de justiça.”, pontuou Rafael Costa.

O professor Wallace Campos, advogado e professor da FACAL, também se fez presente no Encontro e pontuou que a faculdade estava recheada de pesquisas de várias áreas. O profissional orientou alguns trabalhos e afirmou se sentir honrado por estar ali. “A FACAL produz ciência A gente faz pesquisa e produz conhecimento através de estudos de várias metodologias aplicadas. É muito rico esse momento. Esse é o maior evento científico que a FACAL já produziu.” enfatizou Campos.

Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

O auditório da FACAL era o lugar onde mais se abrigavam trabalhos de várias áreas, como o do aluno de Direito, Marcelo Gomes da Silva, que também exerce a função de secretário de Planejamento, Governo e Gestão de Limoeiro, e convidados de honra, a exemplo de Saulo Penna, entre outros advogados e magistrados que ensinam na instituição. Além das manifestações da área jurídica, também foi debatida a importância da educação como ferramenta indispensável para o desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos. A capacitação constante dos colaboradores é essencial para acompanhar as transformações do mercado de trabalho e garantir a competitividade da empresa.

No que diz respeito aos negócios, foi destacada a necessidade de adotar práticas éticas e sustentáveis, promovendo a responsabilidade social e ambiental. A transparência nas relações e o respeito aos direitos dos trabalhadores e das comunidades impactadas pelas atividades são fundamentais para construir uma reputação sólida no mercado.

Foi enfatizada a importância dos direitos humanos na vida profissional, ressaltando a necessidade de combater a discriminação, o assédio moral e a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho. Conhecer sobre assuntos de ordem jurídica, ainda que superficialmente, traz às pessoas o poder de saber como proceder, se defender e não permitir certos atos contra si. Foi destacado nesta palestra que respeitar os direitos humanos é uma obrigação de todas as empresas e profissionais, e que promover um ambiente inclusivo e diversificado é essencial para garantir o bem-estar, a satisfação dos colaboradores, o que vem a gerar mais a produtividade.

Foto: Luís Corrêa/Prefeitura de Limoeiro

“A explanação do trabalho de pesquisa e o evento como todo foi grandioso, em todos os sentidos. Foi enriquecedor e inspirador, reforçando a importância de promover a integração entre direito, saúde, educação, negócios e direitos humanos na vida profissional. Esses aspectos são fundamentais para construir um ambiente de trabalho mais saudável, ético e justo, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. A FACAL está abrindo as suas portas para um evento dessa magnitude, que traz à tona e de forma tão fundamental essa temática multifacetada”, comentou a presidenta da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro, Matilde Marques. “Tão importante quanto conhecer o processo de julgamento desses crimes é conhecer essa rede interdisciplinar de profissionais que se unem para a resolução de crimes com provas irrefutáveis. Ter aliado uma gama de mega profissionais de diversas áreas, que contribuem com os seus conhecimentos se utilizando da ciência, da comunicação e do direito, para transmitir e multiplicar mais conhecimento. O evento, de uma forma muito plena, cumpriu os seus objetivos”, completou.

A Coordenadora do Curso de Direito da Facal, Professora Dayanne Nunes, esteve à frente da ação junto com alunos, no intuito de informar e apoiar. O conhecimento jurídico adquirido, bem com os casos elencados e apresentados foram surpreendentes. Os eventos de outras áreas também tiveram o propósito de gerar conhecimento e conscientização para um ambiente de trabalho mais saudável, ético e justo para todos os colaboradores, bem como destacar conhecimento do ordenamento jurídico e suas facetas.