Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Com o objetivo de promover um município acolhedor e garantir políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes, Limoeiro esteve presente no VI Ciclo de Formação do Selo UNICEF, que abordou o tema “Avaliando Conquistas & Identificando Desafios” e foi realizado nessa quarta-feira (3), em Caruaru, com ampla participação de municípios pernambucanos. Promovido em parceria entre o UNICEF e a ONG Asserte, o encontro teve como objetivo fortalecer as políticas municipais de promoção, garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Durante a pauta do evento, as equipes municipais receberam orientações sobre o II Fórum Comunitário e tiveram a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Limoeiro) e coordenador de Vigilância Socioassistencial, Ricardo Rodrigues, e a vice-presidenta do CMDCA Limoeiro e diretora executiva de gestão do SUAS, Planejamento e Orçamento, Rita Barros, representaram Limoeiro.

Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

O saldo do encontro foi positivo, pois a Princesa do Capibaribe voltou ainda mais próxima de conquistar o Selo Unicef Edição 2021-2024. “Recebemos o reconhecimento de Articulação Nota 10, estando entre os municípios pernambucanos que estão atualizados nas certificações necessárias para o recebimento do Selo”, destacou Rita, que também atua como articuladora do Selo Unicef. Apenas 64 cidades do Estado alcançaram essa conquista, que contemplou, com nota máxima, quem cumpriu todas as etapas de avaliação.

“Esse reconhecimento mostra que estamos a um passo de conquistar o Selo Unicef, pois estamos cumprindo todas as metas estabelecidas no programa (do UNICEF)”, reforçou o presidente do CMDCA Limoeiro, Ricardo Rodrigues. Atualmente, a gestão desenvolve diversas atividades nos campos educacional, empreendedor, cultural e esportivo, seja pela iniciativa própria ou fruto de parceria com entidades do terceiro setor. Essas ações também estão sendo importantes para o bom desempenho do município na busca pelo selo.

Foto: Divulgação/UNICEF/ONG ASSERTE