Com o objetivo de qualificar a população para gerar oportunidades de renda, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (UPE), ofertou gratuitamente diversas oficinas profissionalizantes aos beneficiários do Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal, público prioritário da ação chamada de “Seja Dono do seu Próprio Negócio”. A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do primeiro ciclo das oficinas profissionalizantes aconteceu na tarde da última quarta-feira (21), no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), entidade parceira da gestão municipal.

De acordo com dados da Secretaria, mais de 150 certificados foram entregues. Com isso, esse público poderá iniciar suas atividades de produção e comercialização dos produtos, o que refletirá no fortalecimento e complemento da renda familiar. “A satisfação é muito grande. Para quem não tem uma renda fixa, é ótimo, como no meu caso, que é unha em gel e cabelo. Ganha um dinheiro do seu trabalho e expande para crescer e aprender mais”, comentou Maria Eduarda, aluna do curso de Corte de Cabelo. “Fazendo esses cursos, tenho uma renda extra. Vai me ajudar muito, vai ajudar minha família, no meu aluguel, nas minhas contas”, reforçou Tacinha Barbosa, que fez o curso de Doces e Salgados.

Para o representante da IAUPE e coordenador dos cursos, Sérgio Ramalho, a conclusão do primeiro ciclo de capacitações foi o passo inicial para quem deseja empreender. “A realização do curso é esse primeiro caminho. Foram capacitados, agora estão qualificados para tocar uma atividade e ter uma renda suplementar. Estão tendo a oportunidade de empreender”, ressaltou Ramalho, que também sugeriu que os contemplados sigam buscando mais qualificações nas áreas escolhidas para atuação. As oficinas duraram 40 horas, com aulas teóricas e práticas – o que garantiu qualificação imediata e em curto prazo -, ou seja, preparando os beneficiários para o ingresso nos setores de vendas e prestação de serviço de forma competitiva.

“Qualificação para um público vulnerável, para que eles enxerguem a porta de saída. Eles já entraram no sistema, eles são beneficiários (dos programas sociais), são pessoas que precisam ter uma renda extra. Há pessoas em situação de relação abusiva e que não conseguem viver porque não têm do que viver. É uma geração de empoderamento, de se criar uma alternativa financeira para aquelas pessoas que mais precisam. Então temos que agir, que buscar, dar o primeiro passo para saiamos do mesmo lugar. E hoje foi dado o primeiro passo por essas pessoas que aqui foram certificadas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo. Toda a pasta que ela coordena atuou no suporte e apoio logístico das oficinas de capacitação.

Durante a entrega dos certificados, o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Marcelo Gomes, enfatizou que a parceria firmada entre a Prefeitura de Limoeiro e a IAUPE abrirá portas para os concluintes. “Essa parceria criada para o desenvolvimento dessas oficinas, capacitando para que cada um deles possa objetivar a questão do Microempreendor Individual (MEI), vai fomentar a economia da cidade, fomente a economia própria e ajudar na renda familiar”, pontuou Gomes. “Uma parceria importante, formando mais de cento e cinquenta novos empreendedores que vão, a partir de hoje, conseguir renda para ajudar no sustento de suas famílias”, completou o vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”).