Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

As inúmeras conquistas alcançadas pela Rede Municipal de Ensino de Limoeiro estão sendo ferramentas de incentivo para novos projetos educacionais. O mais recente exemplo vem representado pelo Alfaletrar, lançado oficialmente na manhã da última quinta-feira (16), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, com o objetivo de alfabetizar de forma plena as crianças até os sete anos de idade, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

De acordo com o planejamento da Secretaria, o Projeto Alfaletrar surge como política pública municipal para fortalecer os processos cognitivos e linguísticos possam ser apropriados pelas crianças nas turmas de alfabetização. “Estou muito feliz com os resultados que a Educação apresenta para população. Nossas crianças e nossos adolescentes são o maior patrimônio das famílias, e a gente entende que investir na Educação nunca é demais, sobretudo, na qualidade do ensino e na capacitação continuada”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Segundo o gestor, os profissionais que integram a pasta educacional do município passam a ter a missão de alfabetizar os alunos na idade certa ampliada. “Fazer com que o Português seja bem interpretado, com leitura fluente, e que as crianças possam entender o que estão lendo. Saber ler e saber fazer conta. Esse é um passo importante para o futuro dessas crianças. Por isso, a gente entende que o Programa Alfaletrar vai melhorar ainda mais os resultados, e tenho certeza que nossos professores vão estar cada vez mais dedicados”, avaliou Orlando.

Como forma de incentivo, as escolas que apresentarem os melhores indicadores serão premiadas pelo Governo Municipal, que contará com a parceria dos Governos Federal e Estadual no desenvolvimento das ações previstas no plano de trabalho do Alfaletrar. Para tal, o projeto foi transformado na Lei Municipal 2.489 de 2024. “Ela institui no município toda uma programação com foco nos nossos estudantes que têm entre quatro e sete anos de idade. Essa faixa etária terá um foco maior”, afirmou o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“A partir do projeto idealizado e materializado em lei, a gente busca assegurar, com muita qualidade, o processo de alfabetização dessas crianças e consolidar uma base de aprendizado na leitura e na escrita que favoreça o caminhar dessas crianças, para que elas sejam capazes de consolidar sua vida escolar em cima de um período de quatro a sete anos, no qual a alfabetização acontece de fato. Isso foi pensado e estudado, enviado para a Câmara de Vereadores, e o Poder Legislativo aprovou”, detalhou o secretário.

Nas esferas Federal e Estadual, a iniciativa acontece por meio do Programa Criança Alfabetizada, enquanto na Municipal surge o Alfaletrar. “É algo que junta os três entes federados, a partir do Governo Federal, passando pelo Estadual e agora no Municipal, nessa perspectiva de garantirmos a alfabetização na idade certa e com qualidade”, reforçou Melo, ao citar pontos que serão trabalhados constantemente no programa: formação continuada, material diferenciado e acompanhamento junto às gestoras e coordenações das escolas.

O evento contou com a presença de professores, gestores das escolas e, também, com a participação de alunos realizando leituras e entoando o hino municipal, além da apresentação teatral do arte educador Thiago Freitas. Logo após, foi a vez da diretora executiva de Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto, expor aos presentes maiores detalhes do programa. No encontro também houve as palestras apresentadas pelas professoras Ywanoska Gama (Doutora em Educação – UFPE) e Ana Carolina (Doutora em Psicologia) que falaram sobre a importância da alfabetização.

Também presente ao evento de lançamento, a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, Ana Xavier, enalteceu a iniciativa da Rede Municipal. “Eu fico encantada com o trabalho desenvolvimento pela Secretaria de Educação de Limoeiro. É como se fosse uma grande onda, onde todos se envolvem para alcançar os melhores resultados, afinal de contas, a sociedade é letrada e nossas crianças precisam se empoderar disso. E temos observado no município de Limoeiro esse cuidado”, avaliou Ana.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro