A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu, nos dois primeiros dias do mês de fevereiro, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), encontros de formação para os servidores das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. No dia primeiro, a V Formação em Rede abordou o tema “Docência – Discência: uma ação criativa na perspectiva freireana”. Professores, auxiliares de sala e merendeiros formaram o público-alvo desse momento.

Já no dia dois de fevereiro, houve formação em todas as escolas da cidade e da zona rural, contemplando os servidores lotados em cada uma delas, além de um encontro específico no auditório da FACAL para os funcionários das Escolas Municipais João Duarte e Otaviano Basílio, tendo em vista que essas unidades serão as pioneiras no município com a oferta da Escola em Tempo Integral. Esse ciclo de formação objetivou a preparação dos profissionais para o início das aulas, que aconteceu nesta segunda-feira (5).

Durante as etapas de formação, as professoras Maria Eliete Santiago e Marília Gabriela de Menezes Guedes compartilharam seus vastos conhecimentos e experiências de sucesso em sala de aula. Maria Eliete é Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Paris V – René Descartes e autora do livro “Escola Pública de primeiro grau – Da compreensão à intervenção”, e Marília é graduada em Licenciatura em Química e Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“Essa semana que antecedeu o início do ano letivo foi recheada de atividades. Uma programação vasta no sentido de fazermos a acolhida dos professores e a preparação de tudo aquilo que vai acontecer durante o ano letivo. Ao longo do ano letivo, já temos datas específicas dentro do próprio calendário, que são datas destinadas à formação continuada. É importante que esses momentos coletivos de replanejamento, de reprogramação e de realinhamento da equipe aconteçam”, destacou o secretário da pasta, Fernando Melo.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, o segmento educacional precisa de diálogo, avaliação e planejamento contínuos, pois, dentro dessa visão, é possível buscar garantir a qualidade que a educação pública merece e necessita oferecer à comunidade escolar. “A participação dos trabalhadores em educação da Rede Municipal, o nível de engajamento, das palestras, das apresentações e das discussões foi o grande destaque”, ressaltou Fernando.

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, acompanhou o primeiro dia de formação dos trabalhadores em educação e enfatizou a importância do acolhimento e da preparação deles. “A gente fez o acolhimento de todos os profissionais, para que a gente volte às escolas com a bateria recarregada, com mais carinho com nossas crianças e com educação de qualidade. Temos a certeza de que estamos olhando para a frente, olhando, sobretudo, o presente e o futuro das crianças”, reforçou o gestor municipal.

Ao citar indicadores educacionais, Orlando destacou que o ano letivo sempre tem papel importante no desenvolvimento do município. “Temos um ano importante para toda a Educação de Limoeiro. Conseguir os resultados, conseguir avançar na qualidade do ensino e também na infraestrutura, na logística e na valorização de todos os profissionais”, comentou o chefe do Executivo Municipal, que, mais uma vez, publicamente, reconheceu a dedicação da equipe de profissionais que integram a Rede Municipal de Ensino.

Escola em Tempo Integral

Com duas escolas desenvolvendo o projeto piloto, o que efetivamente acontecerá a partir do dia 19 de fevereiro (após o Carnaval), com aulas nos turnos da manhã e tarde, Limoeiro dá mais um importante passo na educação. Esse modelo já existe há 22 anos na Rede Estadual, sendo referência no setor. No município, foi feito, previamente, um processo de anúncio da novidade para que as matrículas ocorressem. Já no campo docente, houve uma seleção interna para professores.

“Em julho do ano passado, o Governo Federal publicou uma Lei. Dessa Lei, decorreu uma resolução, portarias que foram norteando o passo a passo para implantação das nossas escolas de tempo integral. Fizemos um decreto. Fizemos um edital que disciplinou o início da organização das escolas e do quadro de pessoal”, explicou Melo. O secretário também detalhou que visitas à unidades que funcionam de forma integral foram feitas para troca de experiências.