Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

Com o objetivo de capacitar os profissionais de diversas áreas da Educação, o Programa Vale Formação pretende treinar e aprimorar todo o quadro de profissionais da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, incluindo os novos talentos, com um programa de formação inovador, direcionado para a especificidade de cada área. Limoeiro, município do Agreste Setentrional de Pernambuco, larga na frente nesta iniciativa.  Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a primeira edição do Vale Formação do ano letivo de 2024 aconteceu no último sábado (20), na Escola de Referência em Ensino Fundamental Ginásio de Limoeiro, e teve adesão em massa dos profissionais de educação.

Realizado uma vez por mês, a partir deste mês de abril, o Programa pretende se estender até dezembro de 2024. Para tanto, as atividades lúdicas, cuja metodologia utilizada têm o objetivo de produzir prazer e inclusão durante a execução, são inseridas neste programa, que abrange jogos, competições, recreação, entre muitas outras áreas. O método tradicional não é substituído, porém, com o modelo lúdico, os esforços são somados para melhorar o desenvolvimento dos estudantes, num modelo de pedagogia que irá desencadear uma série de benefícios a longo prazo. Os estudantes poderão experimentar, criar e desenvolver habilidades importantes através do estímulo. Além disso, poderão criar, resolver problemas e trabalhar a coordenação motora, entre as diversas possibilidades que propõe o Programa Vale Formação para professores da Rede Municipal do Limoeiro.

A diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, professora Valquíria Pinto, coordena o programa de capacitação dos professores da Rede Municipal do Limoeiro. “É o primeiro encontro. Mesmo em tão pouco tempo, já estamos desenvolvendo outras formações específicas dentro das escolas, a exemplo do lançamento do Programa Criança Alfabetizada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É um processo de formação que dura o ano todo. A expectativa é que a gente tenha sábados de muito conhecimento ao longo deste ano, atendendo em torno de 350 a 400 profissionais”, pontuou a educadora.

“Essa capacitação contribui para desenvolver a socialização e a interação com os outros, aprendendo a compartilhar, a cooperar, a respeitar limites e a lidar com conflitos. Portanto, muitas dessas atividades são incorporadas no projeto pedagógico das escolas e é essencial proporcionar aos alunos oportunidades de interação, pois isso contribui para um desenvolvimento saudável e equilibrado em todas as áreas da vida”, concluiu Valquíria.

O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, também destacou a importância do projeto. “O Vale Formação vem preparando os professores ao longo de dois anos ininterruptos não apenas para atender às demandas dos alunos, mas também para lidar com os desafios educacionais que surgem ao longo do tempo”, afirmou.

Com informações da Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes