Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

No cenário educacional atual, o teatro não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma ferramenta poderosa para promover interação social, reflexão e desenvolvimento pessoal. Os alunos da Educação Integral Municipal participaram de aulas do componente curricular de eletivas na Escola Municipal João Heráclio Duarte, onde exploraram os benefícios da linguagem teatral para aprimorar habilidades essenciais.

Os estudantes foram conduzidos a uma atividade que os levou a se sentar em um círculo, compartilhando não apenas seus nomes e idades, mas também suas experiências e sentimentos em relação ao teatro. A cada apresentação, os demais colegas eram encorajados a fazer perguntas, fomentando um ambiente de colaboração e confiança.

“Durante as discussões, ficou evidente que o teatro vai muito além de simplesmente assistir a uma peça. Os alunos destacaram a capacidade do teatro de desenvolver a expressão verbal e corporal, despertar a criatividade, elevar a autoestima e até mesmo ajudar a superar a timidez”, explicou a professora Gabriela Sales.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

De acordo com a diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto, a Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. “Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais”, pontuou a educadora.

À medida que a atividade chegava ao fim, os alunos saíram com uma nova apreciação pelo teatro e uma série de habilidades valiosas que transcendem os palcos. Essa experiência não apenas os preparou para se expressarem de forma mais eficaz, mas também os equipou com ferramentas para navegar melhor em suas vidas pessoais e sociais. O teatro, portanto, continua a desempenhar um papel fundamental na formação dos jovens, oferecendo muito mais do que apenas entretenimento.

* Com informações da Coordenação de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes