
Projeto idealizado pela equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Grupo AqueCER tem sido instrumento de orientação e acolhimento dos pais e demais familiares de crianças atendidas pela instituição, que integra a estrutura de equipamentos de saúde pública do município de Limoeiro, mas com papel regional. Além da cidade-sede, outras 19 são contempladas pelo serviços ofertados pelo Centro. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicólogas, nutricionistas, psicopedagogas e equipe gestora formam uma equipe especializada em demandas de reabilitação de deficiências física e intelectual.
De acordo com a assistente social do CER, Paula Barbosa, indivíduos com diagnóstico de transtorno também são direcionados para sessões com acompanhamento da equipe multiprofissional, momento em que o Grupo AqueCER passa a ter outro papel fundamental na relação família e CER. “Quando o profissional finaliza o atendimento, ele dá uma devolutiva aos pais. Então, precisa-se de um ambiente onde a gente possa também trabalhar a orientação de forma mais afetiva para os pais darem continuidade no acompanhamento em suas residências, e também entender esse processo de reabilitação”, explica Paula. O trabalho desenvolvido pelo Grupo AqueCER vem sendo considerado um reforço do laço familiar.
Com acolhimento e mais orientações, as famílias passam a obter mais esclarecimentos sobre as atividades que também deve ser seguidas no lar, já que algumas famílias chegam para o acompanhamento sem todas as informações necessárias, inclusive, nas terapias para Autismo e TDHA. “Trazer as informações para os pais é de suma importância para esse processo acontecer de forma mais efetiva. Com isso, a evolução tende a acontecer de forma mais rápida. Uma vez orientada pelo profissional, a família consegue desenvolver esse processo em casa”, ressaltou a assistente. Ela enfatizou ainda que, a partir das orientações, as famílias conseguem colaborar nos estímulos.
Para fazer parte do Grupo AqueCER, a família precisa ser participante do CER. “A entrada desse paciente no serviço dá direito aos pais participarem do grupo. O paciente estará em atendimento e os pais terão esse suporte para estimular a evolução da criança”, pontua Paula Barbosa. De acordo com a normativa do Centro Especializado em Reabilitação, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) após avaliação médica. No CER, ocorre outra avaliação, chamada de “global”. Nem todos os pacientes ficam no CER. Há casos que a demanda exige um acompanhamento ainda maior, momento em que são redirecionados para uma rede de serviço de suporte maior.
“Faz quase oito anos que estamos em funcionamento em Limoeiro, trabalhando com as demandas de deficiências física e intelectual. Temos que dar muito valor”, avalia a assistente social. Atualmente, mais de 400 atendimentos regionais são realizados mensalmente pela equipe multiprofissional do espaço. Alguns pacientes chegam a ser recebidos duas vezes por semana. Todo o atendimento é ofertado de forma gratuita e integral – desde a chegada para as avaliações clínica e social até a alta. O atendimento do CER acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Vigário Joaquim Pinto (em frente à antiga CELPE), no Centro de Limoeiro.