
Por meio da Secretaria de Educação e Esportes e do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança (PPAC), a Prefeitura de Limoeiro trabalha diariamente para proporcionar experiências exitosas na Rede Municipal de Ensino. Na manhã da última segunda-feira (17), no povoado de Gameleira, a Escola Municipal Manoel Marques da Silva, em uma grande parceria com o Instituto São Severino, desenvolveu o projeto pedagógico “Cozinhando Saberes: a Pizza do Conhecimento”.
A iniciativa teve o objetivo de aprimorar a alfabetização dos estudantes do Primeiro Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais através de atividades lúdicas e próximas do cotidiano da comunidade. A ação também teve o intuito de aumentar a visibilidade dos cursos de culinária e panificação que são oferecidos pelo instituto. “Propor novos aprendizados e atividades diferenciadas é um dos objetivos da nossa escola, onde enfatizamos alfabetização e letramento através de atividades nas quais o professor se propõe, com autonomia, a vivenciar diversas formas de saberes”, afirmou a diretora da Escola Municipal Manoel Marques da Silva, Jaqueline Carneiro.

A coordenadora de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da instituição de ensino, Ana Carla, detalhou a aplicação da atividade. “Essa aula prática tem o objetivo de concretizar os aprendizados que nós construímos ao longo do ano. O projeto surgiu a partir da necessidade de desenvolver, de uma forma mais efetiva, a aprendizagem da leitura e da escrita, dentro de uma questão mais contextualizada, utilizando o letramento como base, para o nosso processo de aprendizagem”, explicou. “Durante a semana, em sala de aula, trabalhamos a receita da pizza. Os alunos fizeram pizza de argila, pizza de massinha de modelar e apresentaram a receita em cartazes. E hoje, com o apoio e a boa vontade do Instituto São Severino, estamos aqui, promovendo este momento único para as nossas crianças, construindo essa memória afetiva e concretizando esse saber˜, concluiu.
O prefeito de Limoeiro colocou a mão na massa juntamente com as crianças e ficou muito feliz com o que viu. “Para nós, é uma grande alegria participar dessa atividade que foi oferecida para as nossas crianças. É a certeza de que a Prefeitura, o PPAC e a Fundação Abrinq investem em atividades que melhoram a vida das nossas crianças. Também quero agradecer ao Instituto São Severino por ser nosso parceiro nessa ação e por representar um grande empreendimento para a comunidade de Gameleira˜, comemorou Orlando Jorge.