Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

Ensino de qualidade, talento e foco dos alunos, incentivo familiar, acompanhamento pedagógico e professores comprometidos. Toda essa relação resultou em várias conquistas para os estudantes da Rede Municipal de Limoeiro na edição 2024 das Olimpíadas Brasileiras de Raciocínio Lógico (OBRL) e de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cerimônia de entrega de medalhas aconteceu na manhã dessa terça-feira (22), no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), reunindo representantes da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, alunos medalhistas, pais, professores e gestores escolares.

As conquistas são reflexos dos investimentos realizados pela Prefeitura de Limoeiro, nos últimos quatro anos, tanto em infraestrutura e materiais pedagócios, como em capacitação dos educadores. Ao som de muitos aplausos, os jovens talentos subiram ao palco para receber as respectivas medalhas de reconhecimento por seus resultados nas competições. Nesta solenidade houve a participação de estudantes das Escolas Municipais Aluísio de Aquino (Ribeiro do Mel), Cônego Deusdedith (Vila Urucuba), José Teobaldo de Azevedo (Congal), Manoel Marques (Gameleira), Castelo Branco (Vila Mendes), Professor Antônio de Souza Vilaça (Centro Social Urbano) e Salomão Luiz Ginsburg (Bairro Santo Antônio).

Na primeira entrega de medalhas realizada pela Secretaria – referente ao ano de 2023 – a Rede Municipal premiou 36 estudantes. O resultado de 2024 trouxe 53 medalhistas. “Esse aumento de alunos premiados deixa claro que o nosso estudante vem se empolgando, vem participando, vem se dedicando, e o resultado dessa dedicação se manifesta através do quantitativo de medalhas”, destacou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo. Conforme dados da organização da OBRL, Limoeiro conseguiu aumentar as conquistas nos três níveis: ouro, prata e bronze. Alguns dos alunos receberam a medalha pela primeira vez, outros tiveram nova oportunidade de sentir o “sabor” da conquista.

Para Fernando Melo, a rotina de estudos e preparação dos medalhistas são exemplos para todo o corpo discente. “Ficam ali os exemplos e o sentimento que é importante se dedicar, buscar, acreditar e se empolgar para ver o resultado do seu esforço e o mérito sendo reconhecidos através dessa premiação”, pontuou o secretário. Ele também revelou que, para este ano letivo, a Secretaria instituiu a Coordenação de Olimpíadas, sob a gerência do professor João Paulo. “Ele está fazendo, inclusive, um trabalho de articulação e organização no sentido de construir e favorecer os caminhos para que as escolas participem cada vez mais dessas olimpíadas de conhecimento”, reforçou.

Durante a solenidade, a pasta educacional também premiou a Escola Antônio de Souza Vilaça com medalhas da OBA – sendo mais um momento de destaque. Fernando Melo se mostrou bastante satisfeito com o excelente resultado da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro: “Foi um momento de alegria. E vale ressaltar a alegria e a empolgação dos pais e das famílias que acompanham suas crianças”. O secretário adiantou que a gestão municipal está reeditando alguns projetos que reforçam o processo de ensino-aprendizagem nas escolas municipais. Entre eles, o “Saber Mais”, que trabalha com a recomposição de aprendizagem, e o “e Olho nas Avaliações Externas”, antigo “De Olho no SAEB”.

Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro

Novidade

Além dos existentes ou trabalhados anteriormente, a Secretaria de Educação e Esportes está desenvolvendo um projeto que foca diretamente nas olimpíadas de conhecimento e raciocínio. “No sentido de fortalecer cada vez mais o aprendizado e fazer com que o nosso aluno possa interagir com os mecanismos que são cobrados dentro de uma prova de olimpíada do conhecimento. Além de outros pontos que estamos discutindo com nossos professores, técnicos e gestores para oferecer cada vez mais aos nossos estudantes a condição dele aprofundar seu conhecimento e torna-se mais competitivo, disputando e vencendo etapas olímpicas, gerando mais medalhas para o nosso município”, detalhou Fernando Melo.

Os números alcançados em 2024 pelos estudantes limoeirenses surpreenderam “Limoeiro tem uma característica: é um celeiro de bons talentos em olimpíadas. E isso se traduziu mais uma vez. É o segundo ano que a Prefeitura monta equipes nas suas unidades educacionais e conquista medalhas. Foram cinquenta e três numa competição com mais de duzentos e setenta mil alunos participantes, com candidatos de instituições particulares, institutos federais e colégios de aplicação a nível nacional. Isso é fantástico e reforça a tese de que a educação é extretamente inclusiva quando se faz um trabalho dedicado”, reconheceu Senun Nunes, coordenador Nacional da OBRL.

Para que os números sigam nessa sequência de crescimento de medalhistas na Rede Municipal de Limoeiro, o coordenador orientou que os professores sigam engajados, estimulando a participação das crianças e que os alunos se impactem com a possibilidade de ser destaque. Ainda como estímulo, Senun fez referência às universidades que estão criando vagas específicas para medalhistas em olimpíadas, o que gera um motivo a mais para que o estudante não deixe a oportunidade passar. “Esse trabalho de olimpíada de conhecimento vai impactar fortemente na vida desses alunos. Falei isso na abertura do evento. A partir daí, virão motivações para se tornarem pessoas melhores”, concluiu Nunes.

Foto: Erivaldo Carvalho/Prefeitura de Limoeiro