Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã desta quinta-feira (07/08), dia em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos, Limoeiro deu um grande passo para garantir mais direitos e dignidade às mulheres do município e da região. A Prefeitura – por meio da Diretoria Executiva da Mulher/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania –, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Limoeiro) e a Polícia Civil de Pernambuco entregaram à população a Sala Lilás. O espaço é responsável por realizar acolhimento e atendimento especializado a mulheres vítimas de violência.

A idealizadora da Sala Lilás foi a delegada Marcela Melo, que se mostrou bastante motivada para iniciar a nova missão. “Estamos aqui para proteger as mulheres. A artista e ativista política feminista Frida Kahlo (1907-1954) tem uma frase que eu acredito que define bem as mulheres. Ela dizia que, no final do dia, podemos ter uma força superior à força que achamos que temos”, afirmou em seu discurso.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

O evento também representou a primeira aparição pública da nova diretora executiva da Mulher, Úrsula Nunes. A ativista assumiu o lugar de Denise Ramos, que foi empossada como psicóloga da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe. “Chego para dar continuidade ao bom trabalho que a gestão vem fazendo para garantir direitos, empoderamento e proteção às mulheres limoeirenses. A Diretoria Executiva da Mulher oferece assistência, apoio, atividades educativas e capacitações. Estive neste mesmo cargo no período de 2017 a 2020. Tenho certeza de que a Prefeitura é amiga das mulheres”, destacou.

Representando as mulheres que fazem parte da “linha de frente” do Governo Municipal, a secretária municipal de Saúde, Paloma Sonally, ressaltou o avanço que Limoeiro está vivenciando em diversas áreas, sempre contemplando as mulheres. “As mulheres participam ativamente das decisões da nossa gestão. A gente sempre preza pela dignidade, pela igualdade e pelo empoderamento”, enfatizou.

“Seguimos unidos, firmes e fortes nesta corrente de proteção às mulheres e de fortalecimento das políticas públicas direcionadas ao público feminino”, declarou o vice-prefeito de Limoeiro, José Barbosa do Rêgo Neto, em sua fala. “Zé de Nena Barbosa”, como é popularmente conhecido, representou no evento o prefeito Orlando Jorge, que está se recuperando de uma cirurgia oftalmológica de correção de glaucoma.