Dentro de um plano integrado das escolas para manutenção dos direitos dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, aderiu na manhã desta segunda-feira (2) o programa “Busca Ativa Escolar – fora da escola não pode”. A ação, executada em parceria com a Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe (GRE), objetiva identificar e apoiar o registro, o controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“Temos corrido atrás para garantir o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas nesse período ainda de forma remota. Mas, em breve, ainda no mês de agosto, deveremos retornar com o ensino híbrido. Temos feito um levantamento no sentido de termos os dados dos alunos que estão matriculados, mas que não estão efetivamente com este vínculo junto à escola, e aqueles que na sua faixa etária ainda se encontram fora das salas de aula, das escolas e do processo de ensino-aprendizagem”, detalhou o secretário da pasta, Fernando Melo.

Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos dos alunos da rede municipal, refletindo no histórico escolar regular e no desenvolvimento intelectual e cidadão. O programa também mobiliza a rede de profissionais do setor público que já atua em campo (assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares).

Os gestores e coordenadores das escolas municipais estão empenhados para garantir que nenhum aluno em idade escolar esteja fora da escola. “Quem está matriculado efetivamente esteja vinculado e participando, e aqueles que não estão que possam vir integrar a rede municipal”, reforçou o secretário. “Limoeiro conta com mais de seis mil estudantes matriculados. Isso é importante, isso é bom, mas ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade de garantir a permanência desses estudantes, e que eles efetivamente possam utilizar ao máximo os serviços educacionais que o município oferece”, completou Fernando.

Além da busca ativa dos estudantes, a Secretaria de Educação e Esportes também tem realizado o processo de atualização do sistema de informações e de rota do Transporte Escolar Municipal, o qual recentemente foi reforçado com sete novos ônibus. Ao mesmo tempo, a Rede Municipal vem sendo preparada para receber os alunos presencialmente, obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid-19. Para o prefeito Orlando Jorge, que participou do encontro educacional, a qualidade do ensino também passa pela estrutura oferecida aos estudantes.

“Temos a convicção de que todo o processo que foi desenvolvido mesmo na pandemia pela Secretaria de Educação de Limoeiro, e agora culminando com o projeto Busca Ativa Escolar, onde as crianças devem estar nas escolas, precisa ser valorizando. Agora estamos garantindo que todo o processo de trabalho seja garantido e ampliado com retorno às aulas. Estamos nos preparando para voltar às aulas presenciais de forma competente. E esse momento com a equipe da Educação é importante para termos o diagnóstico real das escolas e do que está sendo feito pela equipe”, avaliou o gestor municipal.