Na manhã dessa quinta-feira (16), no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu o Encontro do Núcleo de Gênero e de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento deu sequência às atividades realizadas pela gestão municipal que visam o empoderamento e a proteção das mulheres.

“A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Secretaria Executiva da Mulher é essencial para proteger as mulheres do nosso município. Temos que promover o acesso a direitos fundamentais, de modo que elas possam ter uma vida digna e livre de opressões”, destacou a secretária da pasta, Flávia Melo.

A gerente do Núcleo de Formação de Gênero, Juliana Oliveira, pontuou que o enfrentamento à violência contra as mulheres também deve contar com o protagonismo dos homens. “Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal, onde muitos homens pensam que podem controlar os destinos e as decisões das mulheres. Então, é importante que essa luta das mulheres seja compartilhada com os homens, para que eles questionem os próprios comportamentos. Os criminosos devem ser punidos, mas também é necessário que os homens se reeduquem”, afirmou.

Juntamente com as mulheres cis, as mulheres trans também devem ser contempladas pelas políticas públicas que combatem a desigualdade de gênero e os discursos de ódio, acrescentou a secretária executiva da Mulher de Limoeiro, Maria da Conceição Amorim. “Muito se fala sobre as mulheres cis, mas as mulheres trans também devem ser atendidas por essas iniciativas e também devem ter acesso a direitos. O mesmo vale para todos e todas que se identificam como LGBTQIA+”, disse.

Por sua vez, a coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco no Agreste Setentrional, Taysa Andrade, parabenizou a Prefeitura de Limoeiro e a GRE Vale do Capibaribe pelo evento. “Encontros como esse fortalecem a rede de atendimento às mulheres e nos incentivam a continuar nesta caminhada”, concluiu.