Durante o mês de outubro, o município de Limoeiro está sediando o Projeto Viabilizando Sonhos Culturais, na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIL). A ação contempla 30 produtores e artistas interessados em aprender sobre a elaboração de projetos para editais de Cultura. Duas vezes por semana, o grupo tem se reunido para somar conhecimento e trocar experiências. A capacitação aborda o processo que compreende da elaboração à gestão de projetos.

Para a coordenadora do projeto, Elis Galvão, responsável pela Produtora Liga Criativa, a parceria firmada em Limoeiro poderá gerar oportunidades. “Estamos focados nos editais do Funcultura que abrem todos os anos, e nada mais justo que as pessoas tenham acesso aos subsídios e financiamentos”, destacou a coordenadora. Viabilizando Sonhos Culturais é um exemplo, pois é um projeto financiado pelo Funcultura.

Elis também enalteceu a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Limoeiro e o Centro de Criação Galpão das Artes. “Para nós, é uma grande satisfação. São grandes parceiros e referências no cenário cultural pernambucano. A turma está maravilhosa. Todo mundo empolgado e entusiasmado, com muita vontade e garra. É uma turma de muita troca de saberes. Não tenho dúvidas de que teremos grandes projetos em Limoeiro”, pontuou.

Os detalhes obtidos na capacitação fortalecem a cadeira produtiva oriunda da cultura local e regional, tendo em vista maior participação dos artistas e produtores nos editais. “Oportunidade. Quem quer corre atrás e quem não quer cruza os braços. Acreditamos que o nosso exercício é de uma prática onde as pessoas melhorem em suas gestões”, destacou o diretor do Galpão das Artes, Fábio André.

Anualmente, os governos Estadual e Federal lançam editais para diversas áreas, e uma delas é a Cultura. Em muitas situações, os recursos ficam presos nas contas das instituições governamentais por falta de apresentações de projetos corretos, além dos frequentes erros em prestações de contas, fazendo com que os produtores percam novas oportunidades ou sejam penalizados.