Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Dando sequência à campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a qual se iniciou na última segunda-feira (22), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Secretaria Executiva da Mulher, promoveu nesta sexta-feira (26), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Limoeiro (CDL Limoeiro), o II Encontro de Fortalecimento da Rede. A iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), o Conselho Tutelar, a Policlínica Inacinha Duarte e a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM).

O evento contou com a participação da coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco no Agreste Setentrional, Taysa Andrade. Na ocasião, representantes da administração pública municipal, de entidades de Limoeiro e do Governo do Estado falaram sobre os serviços destinados a mulheres em estado de vulnerabilidade social e, também, sobre as políticas públicas que promovem empoderamento e proteção a todas as mulheres.

“Nosso objetivo maior é intensificar esse trabalho, de modo que as mulheres conheçam e se apropriem de seus direitos. Essa é a cidadania em sua essência. Além disso, queremos eliminar da nossa Terra Amada a violência contra a mulher. Limoeiro quer mulheres vivas”, destacou a secretária executiva da Mulher, Maria da Conceição Amorim.

Por sua vez, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, sublinhou o caráter abrangente desta iniciativa. “A campanha dos 16 Dias de Ativismo é vivenciada em 150 países. Dentro deste período existe o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que acontece em 25 de novembro”, explicou a responsável pela pasta.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com o Sistema Estadual de Informações (SEI), o município de Limoeiro registrou 223 casos de violência doméstica e familiar e seis crimes sexuais entre os dias 1° de janeiro e 30 de setembro de 2021. No mesmo período, também foram notificados dois crimes violentos letais e intencionais, duas tentativas de crime violento letal e intencional, e um caso de feminicídio.

Em parceria com a Defensoria Pública Municipal, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS 1 – São Sebastião e CRAS 2 – Frei Estêvão), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Hospital Regional José Fernandes Salsa (HRJFS), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), por meio da Secretaria Executiva da Mulher (SEM), oferece apoio psicológico e busca abrigo para mulheres vítimas de violência junto aos órgãos competentes. Dessa forma, elas podem ser protegidas, e os culpados podem ser detidos e reeducados.

Fortalecer o desenvolvimento humano, enfrentar o machismo e a misoginia, assegurar os direitos das mulheres e garantir qualidade de vida à população são compromissos da gestão municipal, acrescentou a secretária executiva da Mulher de Limoeiro. “Além de combater os males que prejudicam o desenvolvimento da nossa sociedade, queremos passar para a nossa população uma mensagem de esperança, de que um mundo melhor é possível com a conscientização das pessoas”, concluiu Maria da Conceição Amorim.