Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Com o objetivo de reforçar as ações preventivas aos efeitos que historicamente são registrados durante os períodos chuvosos, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Defesa Civil Municipal, tem atuado constantemente nas áreas ribeirinhas das zonas urbana e rural. Fiscalizações, notificações e orientações aos moradores são as pautas prioritárias do órgão.

A integração com outros municípios e a parceria com o Governo do Estado também fazem parte das demandas. Nessa quinta-feira (31/03), Limoeiro esteve representado na reunião que lançou a Operação Inverno 2022. O encontro aconteceu no Centro Social Madre Virgínia, no Bairro do Ipsep, em Carpina, e reuniu representantes da Defesa Civil de treze municípios da Zona da Mata e do Agreste.

A reunião foi promovida pela Casa Militar, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado. Representando Limoeiro, a gestora e o coordenador da Defesa Civil, Rafaella Revoredo e Genilson França, respectivamente, debateram sobre ações e estratégias de preparação e prevenção das cidades para receber a quadra chuvosa, que na região está prevista para o mês de abril.

De acordo com o Departamento de Telemetria da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão da quadra chuvosa para o Agreste é de precipitação normal, com registro de cerca de 800 milímetros durante o ano – índice menor do que outras áreas do Estado, a exemplo da Mata Norte e da Região Metropolitana do Recife. Esses dados foram apresentados durante o encontro.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

“Apesar de o Agreste apresentar essa previsão de precipitação normal, nós, da Defesa Civil, trabalhamos com prevenção de riscos e desastres. Então, temos que tomar algumas medidas. Embora o desastre ocorra ou não, temos que trabalhar com essa prevenção. Caso venha ocorrer, estaremos prevenidos e saberemos como trabalhar nessa situação”, explicou Rafaella.

De acordo com a gestora da Defesa Civil de Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge tem reforçado rotineiramente a necessidade do trabalho preventivo e o fortalecimento do sistema. “A partir dessa reunião vamos concluir o plano de contingência do município para as chuvas e mapear as áreas de risco do município, que podem sofrer caso ocorra algum desastre”, ressaltou.

Na reunião em Carpina, os trabalhos foram coordenados pelo chefe da Casa Militar, Coronel Carlos José, pelo secretário executivo de Defesa Civil do Estado, Tenente-coronel Leonardo Rodrigues, pelo coordenador de Defesa Civil do Estado, Tenente-coronel George Vitoriano, e pelo coordenador de Defesa Civil Sérgio Wicks, além de parte da equipe da CODECIPE.