Foto: Defesa Civil Municipal

Na manhã desta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Limoeiro, entidade que representa o Poder Legislativo local, abriu as portas para reconhecer e homenagear a Defesa Civil Municipal pelos serviços prestados à “Princesa do Capibaribe”. Proposto pelo vereador Roberto Galvão Júnior, através do Requerimento 555/2022, o voto de aplauso foi aprovado por unanimidade na Casa Professor Agripino de Almeida.

“Além de legislar e fiscalizar, esta Casa Legislativa também possui como atribuição homenagear pessoas, grupos ou entidades que desempenharam serviços fundamentais em prol do município e da população limoeirense”, afirmou o vereador na justificativa do requerimento. No documento, o legislador recorda o apoio da Defesa Civil Municipal às famílias limoeirenses fortemente afetadas pelas intensas chuvas dos meses de maio e junho, tanto na Zona Urbana quanto da Zona Rural.

Devido às fortes precipitações pluviométricas registradas nesse período, Limoeiro encontra-se em situação de emergência desde o dia 29 de maio, conforme o Decreto Municipal 072/2022. Posteriormente, em 8 de junho, por meio da Portaria 1.875, do Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Governo Federal reconheceu a emergência vivenciada pelo município do Agreste Setentrional de Pernambuco.

Foto: Defesa Civil Municipal

A Defesa Civil Municipal é responsável por reduzir os riscos de desastres nas áreas urbanas e rurais – ou minimizar os seus danos – e por enfrentar situações de emergência provocadas por estiagens, através de ações preventivas e emergenciais. O telefone para contato é o (81) 9.9453-6503.

Juntamente com as Secretarias Municipais de Defesa Social e Trânsito, Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Planejamento, Governo e Gestão, Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Desenvolvimento Social e Cidadania, o órgão está realizando o levantamento técnico das regiões impactadas pelas intensas chuvas de maio e junho, monitorando áreas de risco e entrevistando famílias dessas localidades em meio à situação de emergência.