Foto: Jennyfhem Mendonça

O município de Limoeiro, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, receberá, a partir da próxima segunda-feira (13) e até sexta-feira (17), as atividades do “Projeto Ler Pra Ser – 2ª edição”. Durante uma semana, o projeto vai promover, de forma gratuita, instalação de biblioteca ambulante, oficinas de contação e mediação de leitura, além de apresentações de contações de histórias, criação de espaço de leitura e doação de livros. A iniciativa, que vem sendo realizada pela Liga Criativa, empresa da produtora cultural Eliz Galvão, tem como proposta fomentar novos espaços de leituras e incentivar a reflexão e o pensamento crítico entre pessoas negras, mulheres, moradoras das áreas rurais, ribeirinhas e periféricas, e pessoas com deficiência e público LGBTQIA+.

Carinhosamente conhecida como “Princesa do Capibaribe”, a cidade de Limoeiro vivenciará um conjunto de atividades lúdicas e culturais no campo da leitura. Toda a programação do ‘Projeto Ler Pra Ser’ ficará concentrada no Centro de Criação Galpão das Artes, que fica na rua Vigário Joaquim Pinto, 465, Centro. Entre as ações propostas está a oficina de contação de histórias, que abordará a relação das crianças e dos adolescentes com as suas comunidades. Juntos, eles serão estimulados a conhecerem as potencialidades e necessidades do lugar onde nasceram e vivem, de modo a criar histórias a partir de suas vivências e olhares. O arte-educador Anderson Abreu será responsável por ministrar oficina de contação de histórias para o público infantil. Pessoas com mobilidade reduzida e/ou deficiência intelectual, motora e auditiva terão, no mínimo, 20% das vagas em todas as oficinas.

Outra importante ação prevista são as apresentações de contação de histórias de grupos, artistas, e mestres griôs das próprias comunidades limoeirenses. “Durante este nosso trabalho, iremos fazer um mapeamento de iniciativas de estímulo à leitura e à literatura que existem no município. Queremos proporcionar à própria comunidade conhecer e reconhecer a importância dos mestres e mestras de tradição oral, como também contadoras e contadores de histórias ou coletivos artísticos existentes nos territórios. Sem dúvida, isso é uma forma de valorizarmos e reconhecermos publicamente os saberes dos mestres e artistas locais” explica Eliz Galvão.

Além das formações, o projeto também possibilita o acesso a produções literárias de qualidade e que estimulem o debate e a construção do senso crítico dos leitores sobre temáticas pertinentes vivenciadas diariamente por eles. Dentro desta proposta, o “Projeto Ler Pra Ser” vai fazer uma doação de acervo contendo 50 livros voltados para o público infantil, juvenil e adulto. As publicações trazem títulos que abordam questões relacionadas à identidade negra, indígena, direitos das pessoas LGBT, clássicos da literatura, direitos da criança e adolescente, pluralidade cultural, diversidade, feminismo, mediação de conflitos, inclusão social e cultura popular, entre outras temáticas.

Foto: Jennyfhem Mendonça

Todas as publicações que vão compor o acervo tiveram uma curadoria especial. “Priorizamos obras preferencialmente escritas por mulheres, valorizando, assim, as produções literárias femininas. Também estamos incluindo livros com recursos de acessibilidade em Braille, Libras e audiolivro, democratizando o acesso ao conhecimento a todos os públicos”, destaca a produtora cultural.

Todos os livros doados à cidade de Limoeiro vão ser colocados dentro da ‘Caixa de Histórias’, também cedida pelo projeto. Construída de madeira, toda colorida por fora e com rodinhas, a ‘biblioteca ambulante’ vai circular pelas comunidades espalhando conhecimentos entre o público de todas as idades. “A ideia é que os moradores possam se apropriar deste equipamento, que garantirá a difusão do acesso à leitura”, pontua.

O projeto também vai atuar nas áreas de criação e manutenção de espaços de leitura e mediação literária para professores, educadores sociais, agentes culturais e demais pessoas interessadas no tema. Durante a oficina, o público aprenderá sobre um conjunto de ferramentas de educação e cultura para o bom uso do acervo de livros doado pelo projeto, no dia-a-dia da comunidade. No encerramento da oficina, será realizado um mutirão envolvendo a equipe do projeto, participantes da oficina e comunidade. A iniciativa, ministrada pelo arte-educador Guga Bezerra, visa desenvolver dentro da comunidade um ambiente com acesso público dos moradores, para que eles possam realizar encontros, debates, rodas de leituras e contação de histórias.

Serviço

O quê: Projeto ‘Ler Pra Ser’ realiza distribuição de livros, oficinas de contação de histórias e instalação de biblioteca ambulante em áreas carentes de Limoeiro – PE;
Quando: Dias 13 a 17 de junho (segunda a sexta), das 14h às 16h30;
Onde: Centro de Criação Galpão das Artes, Rua Vigário Joaquim Pinto, 465, Centro;
Quanto: Gratuito;
Mais informações: https://instagram.com/ligacriativa