A Cultura foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia da Covid-19. No cenário atual, a queda significativa do número de casos, o alto percentual de vacinados e a liberação de eventos com 100% da capacidade permitiram a retomada das atividades culturais. Em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, o retorno aconteceu ao ritmo do Coco, dança de roda tipicamente nordestina. Promovida por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Limoeiro e o Centro Nossa Senhora da Paz, a III Sambada de Coco da Vila da Paz movimentou toda a comunidade e foi animada pelos famosos coquistas Zé de Teté, Mano de Baé e convidados.

“A festa do povo é a Cultura. E a Sambada de Coco da Vila da Paz chega à sua terceira edição, ou seja, virou tradição. É uma cultura de raiz que a gente tem que preservar, ampliar e apoiar. Graças a Deus, Limoeiro está vencendo a pandemia. Estamos sempre avaliando o cenário epidemiológico e, com o coronavírus sob controle, poderemos fazer um grande São João, com o nosso tradicional coco presente, no mês de junho”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Já o vice-prefeito José Barbosa Neto ressaltou a importância do Coco de Roda enquanto manifestação cultural. “É muito gratificante ver a alegria do povo nesta tarde, após a flexibilização das restrições. A Prefeitura de Limoeiro tem o compromisso de incentivar e apoiar a Cultura. O Coco é um dos movimentos culturais mais importantes da nossa cidade”, afirmou.

Para o presidente do Centro Nossa Senhora da Paz, Josinaldo Costa, popularmente conhecido como “Preto da Vila da Paz”, a Sambada de Coco tem um caráter simbólico significativo. “Nossa comunidade infelizmente era marcada por notícias sobre violência e tráfico de drogas. Hoje ela está completamente transformada pelo engajamento dos moradores na realização de eventos que integram toda a Vila da Paz. E temos a importante parceria da Prefeitura, a exemplo do evento de hoje. Agradeço à gestão por termos feito na Vila da Paz o evento que marca a retomada das atividades culturais em Limoeiro”, sublinhou o líder comunitário.

De acordo com a gestão municipal, o São João de Limoeiro 2022 contará com polos na Rua da Alegria, no Parque de Exposição Dr. Emídio Cavalcanti e nas comunidades rurais de Vila Mendes, Vila Urucuba e Gameleira, com atrações para todos os gostos. A III Sambada de Coco da Vila da Paz, na prática, é uma prévia de grandiosos eventos que farão parte da rotina de limoeirenses e turistas no mês de junho. “Queremos fazer uma grande festa depois de dois anos difíceis provocados pela pandemia. Isso é possível graças ao empenho da nossa gestão e da nossa população no combate ao coronavírus”, pontuou Orlando Jorge.