Na noite deste sábado (23), o lançamento do livro “Origens da Independência: a História narrada sem recortes (1777-1822)”, do escritor limoeirense Sivaldo Venerando, iniciou a programação do 211° aniversário da Emancipação Política de Limoeiro. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Limoeiro e pelo Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL), em parceria com o Centro de Criação Galpão das Artes, na Loja Maçônica Frei Caneca. A programação incluiu música ao vivo, discurso do autor e noite de autógrafos.

Resultado de seis anos de pesquisas, a obra, conforme o relato do autor, retrata o protagonismo do povo brasileiro na independência do Brasil, “na contramão dos fatos descritos sob a ótica da classe dominante”. O dia 7 de setembro de 2022 reserva ao calendário nacional o bicentenário da independência do Brasil frente ao domínio de Portugal.

Em seu discurso, Venerando agradeceu à Prefeitura de Limoeiro, pelo apoio ao lançamento do livro, e ao público presente, pela mobilização em torno do evento. “Temos uma gestão presente e participativa. Quero agradecer a todos que ajudaram a transformar este sonho em realidade. E não havia lugar mais oportuno para este evento, pois, na História do Brasil, vários maçons apoiaram e foram protagonistas de movimentos independentistas e abolicionistas”, afirmou o limoeirense. Ele também é autor de “O Guardião dos Pobres”, biografia de Padre Luís Cecchin, sacerdote italiano que fez história ao fundar, em Limoeiro, o Centro de Formação de Menores, atual Instituto Padre Luís Cecchin, entidade sem fins lucrativos que se dedica a oferecer cursos profissionalizantes para jovens em estado de vulnerabilidade social.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL), Sivaldo revelou que a entidade, com o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, será instalada no prédio da Biblioteca Municipal. “Essa iniciativa será muito importante, porque, além de guardarmos a memória limoeirense para futuras gerações, serviremos de apoio para pesquisas, implementaremos diversos eventos e poderemos encorajar os jovens a se lançarem ao conhecimento e até mesmo à carreira acadêmica”, comentou.

O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, parabenizou o autor de “Origens da Independência: a História narrada sem recortes (1777-1822)” pela obra. “Com muita honra, estamos prestigiando um escritor e pesquisador limoeirense no início da programação da Emancipação Política de Limoeiro. A gestão municipal tem o compromisso de incentivar a busca pelo conhecimento e de valorizar a Educação. Dessa forma, cuidaremos do futuro da nossa terra”, pontuou.