Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

No calendário, 27 de julho reserva ao povo de Limoeiro um dia especial. Trata-se do aniversário da Emancipação Política do município. A data foi celebrada com muito entusiasmo na manhã desta quarta-feira, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, com atividades cívicas, apresentações musicais, homenagem e anúncios de novas conquistas para a Princesa do Capibaribe.

A solenidade, na sua primeira parte, contou com apresentação da Turma Única de 2022 do Tiro de Guerra 07/016, hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Limoeiro, canções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Limoeiro, e entregas da Boína Verde Oliva à Turma Única de 2022 do Tiro de Guerra 07/016.

Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro

Na sequência, a gestão municipal homenageou o pescador limoeirense Fabiano Ribeiro dos Santos pelo seu ato de heroísmo na passagem molhada da comunidade rural de Gameleira, quando salvou duas pessoas que estavam ilhadas durante uma enchente.

O momento também contou com apresentações de grandiosos projetos da Rede Municipal de Ensino: o coral do programa Música na Terra Amada, a Banda Marcial Inácia Dutra Duarte, da Escola Municipal Cônego Deusdedith, e o Coral Anjos da Libras, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Por fim, o Poder Executivo do município anunciou à população a chegada de um novo ônibus para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), além de um novo trator para arações de terras e uma nova patrol para recuperação de estradas.

“É gratificante poder dividir essa alegria com o povo de Limoeiro. Na cidade, a gente está se dividindo entre asfaltos, calçamentos, e agora a gente entra forte na Zona Rural. Também vamos começar a trabalhar todo o asfaltamento e a recuperação da ponte da Vila Urucuba. Através de nossos projetos de música, com essa linda arte, poderemos despertar nas crianças e nos jovens o amor pela música, o amor pela arte. Eu tenho certeza de que a nossa gestão vai fazer a diferença na vida delas. É um prazer, uma alegria, uma honra muito grande poder vivenciar momentos como este: 211 anos de Emancipação, com muita festa cívica e, sobretudo, com muita responsabilidade pública”, comentou o prefeito Orlando Jorge.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado pelo vice-prefeito José de Nena Barbosa. “Nossas crianças e nossos jovens deram um verdadeiro espetáculo ao cantar o Hino de Limoeiro e músicas diversas. Além disso, nosso município foi presenteado com importantes equipamentos para o povo do campo e para as pessoas que precisam fazer tratamentos de saúde na capital”, pontuou.

As comemorações se estenderam para o turno da noite, com a Missa de Ação de Graças pela Emancipação Política de Limoeiro na Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação. A celebração foi presidida pelo pároco, Padre Severino João, e teve o vigário paroquial, Padre Wellington Maciel, como concelebrante. Na próxima sexta-feira (29), na Igreja Mundial de Jesus Cristo, a partir das 19h30, será vivenciado o Culto de Ação de Graças pela Emancipação Política de Limoeiro.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Saiba mais

O dia 27 de julho marca a separação de Limoeiro da Vila de Igarassu, concretizada no ano de 1811. O então governador de Pernambuco, Caetano Pinto, solicitou a separação de Limoeiro da Vila de Igarassu devido ao elevado desenvolvimento econômico do povoado, maior exportador de algodão da província. Dom João atendeu ao pedido e, consequentemente, elevou Limoeiro ao status de vila, correspondente ao conceito português de localidade autônoma daquela época. Após a publicação do decreto de Emancipação Política, as autoridades locais foram constituídas através da formação da Câmara Legislativa e do Pelourinho Judiciário.

O momento narrado acima foi compreendido como data da Emancipação Política de Limoeiro após estudos coordenados pelo Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Limoeiro (IHGCL). Antes, compreendia-se 6 de abril, data da eleição do primeiro prefeito, Comendador Antônio Pestana, já nos primeiros anos do período republicano do Brasil.

A mudança da data de aniversário e da idade do município foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Limoeiro e sancionada pelo Poder Executivo Municipal no ano de 2019.