Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Reforçando seu protagonismo a nível estadual, o município de Limoeiro sediou, nesta terça-feira (12), um treinamento para conselheiros tutelares e profissionais de Assistência Social de cinco municípios do Agreste de Pernambuco. Além de Limoeiro, também estiveram representadas as cidades de Surubim, Santa Maria do Cambucá, Bom Jardim e Vertente do Lério. O tema da capacitação, que aconteceu no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), foi o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Sipia.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, destacou a parceria entre a gestão municipal, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Governo de Pernambuco para a realização do treinamento. “O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais que constam no Estatuto da Criança e do Adolescente”, sublinhou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Com dados agregados nos níveis municipal, estadual e nacional, o Sipia se constitui em uma base única nacional para a formulação de políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes, explica a diretora executiva de Desenvolvimento Social de Limoeiro, Rita Barros. “O sistema tem como base o Conselho Tutelar, para o qual são destinadas, de imediato, as demandas sobre violações de direitos assegurados a crianças e adolescentes”, detalha.

No encontro, o Governo de Pernambuco esteve representado pela coordenadora estadual do Sipia-CT, Renata Marinho, e pela auxiliar Flávia Lustosa. O treinamento oferecido no IPLC é mais uma etapa da parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Governo do Estado na assistência a famílias em estado de vulnerabilidade social, quadro o qual se agravou com a pandemia da Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde março de 2020, e com as fortes chuvas registradas nos meses de maio e junho deste ano. No início deste mês, o município recebeu 429 kits de produtos alimentícios por meio do Programa Pernambuco que Alimenta. Banana, batata doce, inhame, laranja, macaxeira, mel, melão e ovos foram os itens distribuídos.