Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Limoeiro estão recebendo produtos alimentícios que integram o Programa Pernambuco que Alimenta. Os kits chegaram nesta terça-feira (5) à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, que na mesma data iniciou a distribuição, pois são alimentos perecíveis, o que exige rapidez na logística. Banana, batata doce, inhame, laranja, macaxeira, mel, melão e ovos são os itens distribuídos.

O programa integra as políticas sociais do Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Agrário e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em parceria com a Prefeitura de Limoeiro. O município recebeu 429 kits. Desses, 100 foram repassados ao Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), entidade que assiste centenas de famílias carentes, e 329 para famílias cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Rua Frei Estevão e do Alto de São Sebastião.

O prefeito Orlando Jorge acompanhou a recepção dos kits e destacou a importância das parcerias. “Sempre que tiver alguma parceria com as esferas do governo, estaremos de braços abertos para receber e agradecer. A gratidão é o primeiro pensamento nosso. Estaremos agora nessa parceria com o Programa Pernambuco que Alimenta, que se somará a todo trabalho desenvolvido com os benefícios eventuais, assistindo essas famílias, sobretudo aquelas mais necessitadas”, pontuou.

Para o vice-presidente operacional do IPLC, Wilton Ferreira, a chegada dos kits alimentícios representa “sinal da providência”. Ele lembrou que muitas famílias atendidas pela instituição enfrentam ainda mais dificuldades por conta das últimas chuvas, além do desemprego. “São cem famílias que vão receber alimentos. É um sinal da providência. É um sinal de alegria”, comentou. Wilton também ressaltou que o IPLC tem o papel de comunicar as ações públicas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Responsável pela coordenação geral do gerenciamento das famílias e pela distribuição dos alimentos, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro, Flávia Melo, explicou que existem famílias necessitadas em todas as áreas da cidade, sendo os Centros de Referência de Assistência Social as referências para atendimento e acompanhamento. “As famílias já recebem na rotina dos CRAS as cestas básicas. Agora, estamos agilizando a distribuição desses alimentos, que são perecíveis”, explicou Flávia.

Parceria com o Governo do Estado

Foto: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Durante a entrega em Limoeiro, o Governo de Pernambuco esteve representado pela secretária executiva de Políticas para Criança e Juventude, Cristiane Barbosa. O cargo faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. “Estado e Município estão fortalecendo e valorizando a agricultura familiar e atendendo pessoas que passam por vulnerabilidade social neste momento”, pontuou Cristiane.

O Programa Pernambuco que Alimenta foi lançado na primeira quinzena de junho deste ano. Os alimentos foram adquiridos junto a entidades da agricultura familiar, por meio de cooperativas e entidades contratadas pela gestão estadual.