Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

A qualificação profissional tem sido constante no plano de trabalho da Prefeitura de Limoeiro. Nesta segunda-feira (11), dezenas de mulheres concluíram o curso de Doces e Salgados, estando preparadas para atuar no mercado de trabalho, seja através do empreendedorismo ou da prestação de serviços. A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio da Diretoria Executiva da Mulher.

“O objetivo do curso é torná-las empreendedoras, garantindo a liberdade e a independência financeira”, destacou a instrutora Edilene Maria, que durante mais de um mês esteve compartilhando conhecimento e experiência na preparação das novas profissionais. “Algumas já estão produzindo, porque aqui é mão na massa. Assim fica mais fácil para elas aprenderem”, completou Edilene. A instrutora também adiantou que existe a possibilidade da formação de novas turmas.

Para a aluna Maria de Lourdes, o curso garantiu nova oportunidade de formação profissional. “O curso foi muito importante. Eu, particularmente, não sabia mexer com doces e salgados. Então, foi proveitoso, pois consegui aprender várias coisas maravilhosas, como bolo de macaxeira, pizza, brigadeiro, uva recheada, entre outros”, comemorou Maria. Ao agradecer, ela revelou que já está na expectativa da abertura de novos cursos na cidade.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com a Diretoria Executiva da Mulher, o curso de Doces e Salgados aconteceu numa parceria com o Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão. “Lugar de mulher é onde ela quiser. Tivemos vinte e seis mulheres durante quatro módulos, e algo interessante é que durante a jornada tivemos alunas com várias encomendas, ou seja, dentro do processo elas já conseguiram empreender”, comemorou a diretora da pasta Maria da Conceição Amorim.

Ainda sobre o curso, a diretora executiva ressaltou a importância da ação para o empoderamento feminino. “O mais importante aqui é empoderar, é vencer a violência doméstica que existe dentro dos lares, e que muitas vezes a mulher não pode sair desse círculo de violência que a deixa vulnerável por conta da questão financeira. Aqui não é para parar, aqui é no sentido de continuidade. Elas descobrem vocações”, comentou Conceição, ao enfatizar o olhar social da gestão municipal.

Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro