Considerada necessária para a melhoria do trânsito no centro comercial e para o desenvolvimento econômico, a obra da nova ponte de Limoeiro sobre o Rio Capibaribe segue avançando de fases. Numa área na Avenida Capibaribe, a poucos metros do local onde a ponte está sendo construída, existe um canteiro de obras com dezenas de operários atuando na montagem e concretagem das vigas que darão sustentação à plataforma de passagem de veículos e pedestres, ligando a Rua Santa Cruz à Avenida Capibaribe.

Durante visita ao canteiro, o prefeito Orlando Jorge explicou que, posteriormente, com a utilização de guindastes, essas estruturas serão levadas para dentro do rio para a formatação da ponte, onde, paralelamente, também são executadas ações no leito do rio, a exemplo da perfuração do solo e construção dos pilares que receberão as vigas. “Está tudo dentro de um processo de trabalho que eles (operários e engenheiro) estão desenvolvendo”, destacou o gestor municipal.

Orlando, que tem acompanhado constantemente os serviços, relatou a exigência que vem sendo colocada para garantir a qualidade da obra. “Eles estão trabalhando com muita cautela para ser uma ponte para o resto da vida da gente, para a história de Limoeiro. A Ponte Severino Pinheiro, a popular ‘Ponte Velha’, por exemplo, tem 101 anos. Essa aqui, depois de pronta, vai ter toda uma longevidade. As novas gerações vão usufruir com muito mais propriedade”, garantiu o prefeito.

A Construtora Concrepoxi, empresa responsável pela obra, tem larga experiência no mercado da construção civil, inclusive, tendo em seu currículo obras de pontes e viadutos construídas em várias regiões do Norte e do Nordeste do Brasil. “É uma empresa importante e a gente tem certeza de que essa obra vai marcar a nossa gestão, vai marcar a vida dos limoeirenses e vai melhorar muito a cidade”, relatou Orlando. “Estou vendo nascer essa obra importante e estratégica”, completou.

Os recursos para a construção da nova ponte da cidade foram garantidos através de emendas parlamentares inseridas no Orçamento Geral da União, em 2015, quando o deputado federal Ricardo Teobaldo, ainda no primeiro mandato como parlamentar em Brasília, atuou como relator do orçamento. “Essas obras estruturadoras são importantes porque geram emprego. Aqui, a maioria dos trabalhadores são de Limoeiro”, afirmou o chefe do executivo.

Ainda sobre geração de oportunidades, Orlando Jorge também lembrou que, neste mesmo período, estão sendo executadas, em Limoeiro, as obras de construção da Creche Padrão FNDE do Bairro São Jorge, dos calçamentos em várias ruas da cidade e das comunidades rurais e as reformas das escolas da Rede Municipal de Ensino, do Centro de Convivência de Idosos (CCI) e das Creches Padre Luís Cecchin (Bairro da Pirauíra) e Júlia Guimarães (Alto de São Sebastião). “Todas essas obras têm trabalhadores de Limoeiro”, reforçou.

Por conta das fortes chuvas que caíram no início de novembro, fenômeno raro na Região do Agreste Setentrional, o cronograma da obra da nova ponte atrasou. Porém, segundo o prefeito, ainda está dentro do planejado. Ele tem mantido contato com o setor de engenharia da empresa e mostrado a necessidade de manter o ritmo avançado por conta do período chuvoso, que na região, tradicionalmente, começa no mês de março.