A Praça da Bandeira, no Centro de Limoeiro, foi palco do Concerto Musical Humanitário – Uma Homenagem à Vida, executado pela Orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior, de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A iniciativa promovida no sábado (15) fez parte da programação do 2° Festival das Crianças, por meio de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e o Instituto Octaviano e Inacinha Duarte (IOID), segmento social da empresa Duarte e Albuquerque (DUAL).

Reunindo centenas de famílias limoeirenses, o evento pioneiro na cidade Princesa do Capibaribe emocionou o grande público que acompanhou o repertório. Representante do Grupo Mulheres do Brasil, Socorro Vilaça enalteceu a importância da parceria entre os setores públicos e privados, além de ressaltar a sensibilidade para o social. “O casal Socorro Duarte e Fernando Albuquerque da Dual foi o primeiro a abraçar nosso projeto de imposto solidário”, contou Vilaça.

Os valores da dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) da DUAL são destinados à Orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior para a difusão da música nas regiões pernambucanas, a exemplo da apresentação realizada em Limoeiro, contemplando a sociedade com momentos de lazer e integração social. “Convidamos os empresários a adotarem uma organização cultural ou educacional como faz a DUAL”, pontuou Socorro.

O sorriso misturado ao semblante de admiração do público comprovou o sucesso do evento numa tarde-noite agradável. No palco, os componentes da orquestra serviram de inspiração para aqueles que sonham seguir uma carreira musical. “É importante termos líderes, seja no espaço público ou privado, que possam enxergar que a música é capaz de falar à alma, e fazer com que essa juventude possa ganhar outros espaços”, enfatizou a secretária de Cultura, Turismo e Lazer, Dolores Carmen.

Para o secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, o sentimento vivenciado durante a apresentação do fim de semana permeia a gestão municipal, que, além da execução dos serviços essenciais de rotina, tem um olhar sensível para outras situações, dentre elas a música. Diante de dezenas de estudantes da Rede Municipal que integram o Projeto Música na Terra Amada, o secretário da pasta educacional reafirmou o compromisso de ampliar a oferta do ensino musical. “Esses alunos fazem parte de cinco escolas, sendo três da Zona Urbana e duas da Zona Rural. A nossa intenção é ampliar esse projeto para que outros jovens possam ampliar seus horizontes através de novas possibilidades”, afirmou Fernando. Ele ainda fez menção ao trabalho da Sociedade Musical 25 de Setembro, sob a regência do maestro Pedro Mateus (Pepê). “Ao longo de décadas vem marcando a história cultural e musical de Limoeiro. É uma história de resistência”, avaliou.

Na regência da Orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior, o maestro Ricardo Diniz elogiou a receptividade dos limoeirenses e o empenho do governo municipal na organização do evento. “Fico feliz com tanta aplicação na Educação e na Cultura, como estamos vendo aqui (em Limoeiro). É importante cada palavra dita porque brota do coração. A gente sabe como é difícil, mas, se não houver esperança, não haverá um sol maior. O que estamos vendo é o ato de cuidar. Isso é amor”, afirmou Diniz.

Com matriz em Limoeiro e extensão dos negócios em outras regiões do país, tendo maior concentração no Estado do Mato Grosso, a DUAL tem gerado renda, emprego e cidadania. Representando a empresa, Fernando Albuquerque prestigiou o concerto e reafirmou o compromisso de seguir colaborando com as famílias, principalmente as que mais precisam. Segundo ele, o IOID é a sequência do que o casal Octaviano e Inacinha Duarte promoveram informalmente durante décadas em Limoeiro.

Fernando lembrou que, recentemente, recursos da dedução do IR da DUAL foram transformados em ações que estão beneficiando a Obra Social Santa Isabel (OSSI) no setor de Educação Digital, através de um Laboratório de Informática. “Também está em andamento um projeto, em parceria com o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), para a edificação de um memorial em homenagem ao padre fundador da instituição, além de um outro que beneficiará as pessoas idosas”, garantiu o empresário.

Para o prefeito Orlando Jorge, as parcerias firmadas entre os setores público e o privado têm melhorado a vida da população em vários aspectos. Com o IOID não tem sido diferente. “O Instituto Octaviano e Inacinha Duarte vem para rejuvenescer a nossa cidade para que a gente possa ter futuro e um presente melhor. Fazer com que essas crianças tenham oportunidades”, comentou o gestor. Peço aos pais que incentivem e observem, porque daqui saíram muitos limoeirenses ilustres”, completou.

O chefe do executivo também revelou que, numa conversa com o maestro Ricardo Diniz, surgiu a possibilidade de dois ou três alunos do Projeto Música na Terra Amada, dando preferência aos que mais se dedicarem e se aperfeiçoarem no aprendizado da música, serem selecionados para acompanhar a Orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior nas apresentações humanitárias nacionais e internacionais. “Damos um passo largo nessa parceria que engrandece Limoeiro”, finalizou.

O encerramento do evento ficou a cargo do Grupo Bacamarteiro Mandacaru, de Abreu e Lima, cidade da Região Metropolitana do Recife. O som dos bacamarteiros impressionou o público e ressaltou a riqueza das raízes culturais da região Nordeste do Brasil.