Lançamento do projeto Música na Terra Amada aconteceu na Escola Municipal Cônego Deusdedith, na Vila Urucuba, na Zona Rural de Limoeiro (Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro)

Na tarde desta segunda-feira (21), na Escola Municipal Cônego Deusdedith, na comunidade rural da Vila Urucuba, a Prefeitura de Limoeiro lançou o projeto Música na Terra Amada. Promovida por meio das Secretarias de Educação e Esportes, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Cultura, Turismo Lazer e Juventude, em parceria com a Sociedade Musical 25 de Setembro, a ação oferece aulas de música na Rede Municipal de Ensino. O evento contou com participação especial da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Justo Lino Ferreira Gomes, da comunidade rural de Umari, do município de Bom Jardim.

A Música na Terra Amada tem o objetivo de estimular as crianças e os jovens à aprendizagem, às interações sociais e ao desenvolvimento de habilidades, por meio da valorização das diversas manifestações culturais. No momento, as instituições de ensino contempladas são as Escolas Cônego Deusdedith, Nossa Senhora dos Anjos, João Heráclio Duarte, Professor Antônio de Souza Vilaça e Henrique de Alencar Castelo Branco. “Vamos fazer com que as crianças possam ter condição de se profissionalizar na música. Haveremos de avançar nas demais escolas e não ficar apenas com banda marcial, nessa parceria com a 25 de Setembro, que tem 85 anos de história emancipando jovens e transformando vidas”, explicou o prefeito Orlando Jorge.

Estudantes da Escola Municipal Cônego Deusdedith prestigiaram o evento (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

O secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, destacou a finalidade pedagógica do projeto. “Demos ao projeto um caráter pedagógico e um caráter de formação, para que os alunos compreendam a verdadeira forma de aprender música: ler uma partitura, ser capaz de interpretá-la e sair ao final do seu ciclo na Rede Municipal como um profissional de Música completo”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, o projeto é garantido por recursos da Prefeitura de Limoeiro. Os valores são repassados por intermédio de subvenção social. “Trata-se de um projeto que justifica receber essa subvenção, pois ele transforma vidas. Todas as crianças envolvidas possuem NIS, são pessoas de baixa renda e estão na nossa Rede Municipal de Ensino. A Educação entra com toda a infraestrutura e logística necessária, e a Cultura entra com os instrumentos. Nós sabemos que a música transforma vidas, abre oportunidades, tem uma linguagem universal e eleva a alma. A grande obra é o desenvolvimento humano, a grande obra são as pessoas”, sublinhou.

A secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen, apontou que a ação resgata a tradição da Princesa do Capibaribe na Música. “Limoeiro é um celeiro de talentos, principalmente de músicos. Tenho certeza de que vai ficar na história dos limoeirenses. Essa oportunidade de ter a nossa juventude e os nossos alunos da Rede Municipal participando vai fazer com que a gente possa utilizar desse instrumento importante de inclusão e de transformação. É um projeto grandioso, uma iniciativa nobre”, celebrou.

Comunidade escolar da Cônego Deusdedith, servidores municipais e moradores da Vila Urucuba também marcaram presença (Foto: Thiago Cavalcante/Prefeitura de Limoeiro)

Segundo a Escola Municipal Cônego Deusdedith, instituição anfitriã do evento, 78 alunos já se inscreveram para as aulas de Música. A matrícula é concretizada mediante autorização dos pais ou responsáveis. “Até então, os pais e os alunos estão acolhendo bem esta ideia e estão muito felizes com este projeto, que vai agregar muito na educação familiar e escolar”, comentou a diretora Fátima Moura.

Representante da Sociedade Musical 25 de Setembro, o maestro Pedro Mateus, popularmente conhecido em Limoeiro como “Maestro Pepê”, mostrou-se entusiasmado com o projeto. “A parceria está sendo muito forte e muito gratificante. Estamos realizando nosso sonho e nosso projeto. Vão surgir muitos talentos. Inclusive, já iremos realizar a missa da Noite Mariana da Prefeitura com o coral das escolas”, disse.

Por fim, o Maestro Wellington, da Sociedade Musical Santa Cecília, explicou como a didática será aplicada nas aulas. “Quando chegamos às escolas, vimos a alegria das gestoras, das coordenadoras, dos alunos e dos pais dos alunos. Os alunos começarão com Teoria Musical e vão aprender flauta doce e participar de um coral. Depois desse processo, vão fazer parte da Banda Marcial da escola, que conta com instrumentos como trompete, trombone, bombardino, tuba, trombone de marcha. Hoje, em Limoeiro, vamos trabalhar para chegar a esse nível. Música não é a curto prazo, é a médio e longo prazo. Mas, com paciência, a gente vai chegar lá”, pontuou.

Banda Marcial da EREM Justo Lino Ferreira Gomes, de Bom Jardim/PE, animou o lançamento do projeto Música na Terra Amada, em Limoeiro/PE (Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro)