Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Cumprindo o Decreto Municipal 80 de 09 de agosto de 2022, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no sábado (10), a 3ª Conferência Municipal de Política Cultural de Limoeiro, com o tema: “Desafios da Cultura no Pós-Pandemia”. Os debates ocorreram no auditório e nas salas da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL), reunindo artistas, produtores, grupos, associações e companhias ligadas ao setor cultural do município.

Recepcionados ao som do coquista limoeirense Zé de Teté, os participantes conheceram, no momento da abertura do evento, a comissão organizadora e a comissão eleitoral da conferência, a qual contou com cinco eixos temáticos: Institucionalização e Marcos Legais da Cultura; Diversidade de Cultura, Acessibilidade Cultural, Sustentabilidade: Dimensão Social, Econômica, Ambiental e Cultural; e Participação Social e Representatividade.

Participando da mesa dos trabalhos, o prefeito Orlando Jorge vestiu literalmente a camisa da 3ª Conferência Municipal de Política Cultural de Limoeiro, reafirmou o compromisso da gestão com o setor e reconheceu a força do movimento. “Dizer da alegria de participar deste momento ímpar e parabenizar todo o movimento cultural. Dizer da honra, da satisfação, da alegria, do respeito público, sobretudo de estar vivenciando essa conferência”, destacou o gestor.

Ainda na abertura, Orlando ressaltou a importância das conferências como instrumento de participação popular: “Temos uma fala de reconhecimento e de entender que o controle social é fundamental para que haja transparência, que haja zelo com os recursos públicos, que haja aplicabilidade de forma correta dos centavos de reais que a gente possa desenvolver nas políticas públicas, com a participação de todos, respeitando as nossas diferenças”.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Responsável pela pasta cultural de Limoeiro, a secretária Dolores Carmen falou dos desafios diários que existem apenas pelo fato de fazer cultura. “Ser cultura já é um grande desafio. A árvore é reconhecida pelos frutos, e a cultura começa sempre pela grandeza de que há mestres que perpassam ensinamentos para alguém. Existem aqueles que desde sempre têm a vocação cultural e aí se propõem a esse grande desafio que é fazer cultura”, enfatizou Dolores.

Ao comentar sobre a temática da conferência, ela relembrou que o setor cultural, na pandemia, foi o primeiro a parar e o último a voltar às atividades. “Fazer cultura sempre em tempos de dificuldades. Agora, na pandemia, a gente teve o reflexo disso. A cultura foi a primeira a ser sacrificada e depois a última a poder voltar para suas atividades. E a gente pode entender essa necessidade de que o artista precisa de palco, de aplauso e de transmitir o saber as pessoas”, reforçou.

Após a abertura oficial, foram realizadas duas palestras dentro da programação do evento. A primeira proferida pelo produtor cultural e presidente do Museu do Mamulengo do Município de Glória do Goitá, Pablo Dantas, sobre os desafios do Sistema Municipal de Cultura; e a segunda por Feliciano Félix, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife, abordando o seguinte questionamento: “Cultura no pós-pandemia. E agora?”

“Essa conferência é fundamental para que a gente reúna a comunidade, trabalhadores da cultura e as pessoas que fazem a manifestação artística para discutir política pública. Esse é o grande norte do encontro. E para que a gente possa fortalecer o Conselho Municipal de Cultura. O prefeito de Limoeiro foi presidente de um conselho (COSEMS) e sabe muito bem a importância de fortalecer essa representatividade que integra a máquina administrativa e que colabora com o executivo”, disse Pablo.

Ao detalhar a história do mamulengo como brinquedo popular que acompanha gerações, Dantas também listou algumas potencialidades do segmento cultural de Limoeiro. “Aqui, a gente vê os estandartes dos bois de caboclinhos, representação forte da nossa cultura, instituições importantes, a exemplo do Galpão das Artes, entre outras, e grandes artistas como o mestre Zé de Teté, ou seja, Limoeiro é forte em manifestação cultural”, pontuou.

Feliciano empolgou o público ao levantar a bandeira da cultura como prioridade. “Antes de mais nada, a cultura tem que ser prioridade da gestão pública, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Está no preceito da Constituição Federal. Então, é uma obrigação. A gestão pública tem que pautar. As pessoas que fazem cultura estão a um passo da sociedade na discussão, na reflexão e no enfrentamento, porque a cultura consegue pautar as demandas da sociedade antes que a sociedade as paute”, ressaltou o palestrante.

O produtor cultural, ator e diretor George Pestana esteve entre os participantes. Ele classificou o momento de resgate e oportunidade. “Eu vejo a cultura popular como a maior ‘possibilitadora’ de vida e realização, especialmente diante dessa pandemia que enfrentamos, que tirou de cada um dos artistas o direito de realizar seus trabalhos. A terceira conferência vem para dar um fôlego diferente. Ela vem com o intuito de garantir para as pessoas a continuação”, afirmou Pestana.

No retorno do intervalo para o almoço, os participantes debateram sobre os cinco eixos temáticos; aprovaram as sugestões de cada assunto trabalhado nas salas e seguiram para plenária final, tendo como pauta: Conferência de Quórum, Chamada dos Delegados Credenciados, Escolha dos Delegados e Conselheiros da Sociedade Civil.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Confira os conselheiros eleitos e seus respectivos segmentos:

Segmento: Música
Titular: Aldo Nunes de Souza;
Suplente: Ademar da Mata Mercês.

Segmento: Literatura
Titular: Maciel Luiz de França;
Suplente: Úrsula Maria Barbosa Nunes.

Segmento: Cultura Afroindígena
Titular: Edjan Gomes de Luna;
Suplente: Maciel Raimundo da Silva.

Segmento: Cultura Popular
Titulares: Lucivane Maria do Nascimento e Zeyfison de Morais Oliveira;
Suplentes: Emanuel Dias do Sacramento e Jhonny Cleibson de Moura Bezerra.

Segmento: Artes Cênicas
Titulares: José Davson Alves de Souza e Radaméis Moura Gomes dos Santos;
Suplentes: Jorge Luís da Silva Alves e Rosângela Maria da Silva Almeida.

Segmento: Artes Plásticas
Titular: Waldésio Luiz Melo Silva;
Suplente: Emanuela Torres da Hora.

Segmento: Audiovisual
Titular: Manoel Adelino da Silva Júnior;
Suplente: Jair da Silva Ferreira.

Observação: Todos os conselheiros e conselheiras estão devidamente inscritos no Cadastro Municipal de Cultura.