Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro continua firmando e renovando parcerias que buscam educar e orientar o público infantil sobre a importância da vivência cultural. Dentro desse cenário, a gestão municipal apoiou mais uma iniciativa do Centro de Criação Galpão das Artes. No sábado (17), a instituição promoveu, como parte do Programa Arte Educação, a oficina de Educação Patrimonial, ministrada pelo historiador e presidente do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, Pablo Dantas.

Aproximadamente 25 crianças participaram da capacitação. “É uma oportunidade de encontrar as crianças e de debatermos sucessos temas. O que é educação patrimonial, o que é patrimônio histórico, patrimônio cultural, qual o nosso patrimônio ambiental e como construir essa ideia com as crianças daquilo que deve ser valorizado e salvaguardado, não só pelo governo, mas pela sociedade civil. E essa ideia deve ser construída na base”, destacou Dantas.

Dentro dos exemplos, o historiador explicou que o próprio Galpão das Artes é um patrimônio. “Porque oferece um serviço público de qualidade, porque está entregue à população de maneira honesta e descente, proporcionando um espaço de construção social, através da arte, da educação e da assistência social. Quando as crianças começam a identificar, na cidade, lugares, pessoas ou coisas que devem ser valorizadas e respeitadas, a gente tem a ideia de que está construindo uma sociedade melhor”, enfatizou o historiador.

Em um dos momentos da oficina, as crianças confeccionaram desenhos, colocando no papel aquilo que eles entenderam de patrimônio material e imaterial. “O frevo, por exemplo, é um patrimônio cultural imaterial importante que faz parte da nossa história e deve ser valorizado. Eles (participantes) colocaram o conhecimento deles no papel, sem interferência. As crianças têm ideias que a gente vai construindo e costurando juntos”, explicou Pablo.

A programação também contou com brincadeiras e jogos teatrais, colocando a ideia e a reflexão das crianças em prática, pois o foco da oficina foi aprender brincando. Também foi exibido um documentário sobre o Museu do Mamulengo de Glória do Goitá, instituição parceira do Centro de Criação Galpão das Artes. E, para fechar o ciclo da oficina, as crianças apresentaram os resultados de suas ideias nos trabalhos confeccionados durante o evento.