Foto: Aline Rêgo/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Uma das frases mais célebres do patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, que aponta a realidade vivenciada como base para a construção de conhecimento por parte dos indivíduos, foi tema do encerramento da Semana da EJA em Limoeiro, na noite desta segunda-feira (26), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Realizada pela Prefeitura de Limoeiro de 19 a 26 de setembro, a programação também incluiu palestra-show do Maestro Spok, roda de diálogo no Centro de Criação Galpão das Artes sobre a relação de Paulo Freire com a EJA e atividades com estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

No evento de encerramento, docentes da EJA, mestres em Educação, estudantes e convidados foram recepcionados com uma apresentação do músico saxofonista limoeirense Bruno Guedes e compartilharam suas experiências dentro deste campo educacional. A roda de conversa foi mediada pelo secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, e pela coordenadora da Educação de Jovens e Adultos de Limoeiro, Edna Alves. O Poder Legislativo, por sua vez, esteve representado pelo vereador Enildo Sousa, autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da EJA em 19 de setembro, data que marca o aniversário de Paulo Freire (1921-1997), educador com inestimáveis serviços prestados ao Brasil e amplamente estudado e aclamado em âmbito global.

Em seu discurso, Fernando Melo recordou o legado freiriano para uma EJA verdadeiramente emancipadora. “Nós acreditamos no poder transformador da Educação, assim como Paulo Freire, que é o patrono da Educação do Brasil, acreditou. Crer na potencialidade de cada aluno como forma de transformar a vida através da Educação”, destacou o secretário da pasta.

Foto: Aline Rêgo/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Um dos educadores presentes na programação da Semana da EJA foi Joel Dias. Morador do distrito da Vila Mendes, o professor se mostrou bastante satisfeito com as atividades vivenciadas na Rede Municipal de Ensino. Ele definiu a Educação de Jovens e Adultos como um universo de diversidade, onde os estudantes querem ser notados e ouvidos. “Essa modalidade de ensino é desafiadora e precisa ser valorizada. E o destaque está sendo merecidamente dado. O projeto foi abraçado pela equipe da EJA, e também pela Secretaria de Educação de forma geral. Temos certeza de que os alunos saíram muito motivados desta Semana e viram que é muito importante estar na sala de aula. Eles refletiram sobre o modelo de ensino de Paulo Freire, dando destaque nas aulas ao que cada estudante vivencia no seu dia a dia, valorizando suas visões de mundo e transformando-os em cidadãos. São experiências gratificantes”, sublinhou.

Quem também participou da Semana da EJA em Limoeiro foi o coordenador do Fórum Nacional desta modalidade de ensino, José Silva. Na avaliação do profissional de Educação, os docentes da Educação de Jovens e Adultos devem preparar e ministrar aulas dinâmicas para que os alunos, naturalmente cansados devido a um longo dia de trabalho, possam se sentir acolhidos e pertencentes ao mundo. “Temos a perspectiva de que Paulo Freire continua vivo em cada estudante e em cada professor que acredita ser possível construir uma sociedade melhor para todos. É no chão da escola onde as pessoas se emancipam e encontram a saída para superar seus desafios. As políticas públicas voltadas à EJA têm caráter transformador e precisam ser vistas como direitos constitucionais”, pontuou.