Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“Ensinar exige compreender que educação é uma forma de intervenção no mundo”. A frase do educador Paulo Freire ilustra a I Semana da EJA (Educação de Jovens e Adultos), promovida pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, no período de 19 a 26 de setembro, em vários espaços do município. O evento tem buscado reunir e socializar todos os alunos dessa modalidade de ensino, das diferentes escolas municipais, para promover aprendizagens com metodologias de ensino diferenciadas.

Durante a semana, estudantes, coordenadores, gestores e secretários municipais, além de palestrantes convidados, trocam experiências sobre a temática da Educação. O início do evento ocorreu na data em que a comunidade escolar celebra o 101° aniversário do educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação de Pernambuco. Além disso, no município de Limoeiro, um projeto de lei de autoria do vereador Enildo Sousa estabeleceu 19 de Setembro como Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos partindo de uma data bastante significativa e abrindo essa primeira semana da EJA justamente na data que marca o aniversário de cento e um anos de Paulo Freire. Nada mais significativo do que isso: iniciar todo um debate, toda uma vivência, toda uma construção coletiva em torno da EJA, a partir da data que marca o nascimento de Paulo Freire, que sempre discutiu, aprofundou e protagonizou ações educacionais para que as pessoas pudessem ler muito mais do que palavras, pudessem ler o mundo”, destacou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A abertura, realizada no auditório do Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), contou com a palestra-show “Dialogando sobre a relevância da educação na vida do Maestro Spock”, ministrada pelo próprio artista. “Um prazer estar nesse belíssimo evento da EJA e sentir o carinho e o amor para com a nossa Cultura. Numa pequena prévia que fiz do carnaval, deu para sentir o amor do povo de Limoeiro, terra do maestro Severino Araújo, com a Música e a Cultura do Estado”, comentou Spok, ao revelar ter sido influenciado pela Orquestra Tabajara, fundada pelo maestro Severino Araújo. O evento também foi animado pelo artista popular Zé de Teté, carinhosamente chamado de Rei do Coco.

Uma das coordenadoras da EJA Limoeiro, a professora Ana Xavier enfatizou a importância da integração entre música e poesia dentro da educação regular, citando como destaque a apresentação do maestro Spok. “Ele consegue misturar poesia, música e arte. Traz para o público um sentido de que a gente precisa valorizar nossa terra, valorizar nossa gente e valorizar nossa cultura”, pontuou Ana. A coordenadora também ressaltou a ativa participação dos estudantes da cidade e do campo matriculados na Educação de Jovens e Adultos.

Nesta terça-feira (20), no Galpão das Artes, a partir das 19h, acontece a palestra “Diálogo Freiriano: Paulo Freire, uma história de amor com a EJA”, ministrada pelo educador popular José da Silva. A quarta (21) e a quinta (22), por sua vez, serão reservadas a vivências pedagógicas nas escolas. Já no dia 26 (segunda-feira), às 19h, no hall de entrada da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, será promovida uma roda de conversa que abordará o tema “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, com a presença do secretário da pasta, Fernando Melo. Ele estará acompanhado de técnicos em Educação e professores da EJA.