Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Depois de sete lindas noites de festa que proporcionaram momentos inesquecíveis a moradores e turistas e aqueceram a Economia local, o tradicional São João da Rua da Alegria chegou ao fim. Os dias 23, 24, 25, 26, 28, 29 e 30 de junho foram inteiramente dedicados à cultura popular, representada pelo forró pé-de-serra, pelo coco de roda, pela ciranda, pelas quadrilhas juninas, pelo piseiro e pelo brega. Atrações locais, regionais e nacionais animaram o público no Palco Principal e no Palco Cultural. Os enfeites juninos da Rua da Alegria e a alegria das famílias encantaram todos que por ali passaram.

O prefeito Orlando Jorge se mostrou bastante entusiasmado com a festa. “A Rua da Alegria estava repleta de famílias reunidas, crianças correndo, cantando e dançando, famílias reunidas. Estávamos com muitas saudades do São João na nossa Terra Amada”, destacou o gestor municipal.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O homenageado do São João da Rua da Alegria, oficialmente chamado de São João da Alegria, foi um dos grandes entusiastas da cultura limoeirense, o senhor Manoel Barbosa da Silva, carinhosamente chamado de “Pipoca” na cidade. “O senhor ‘Pipoca’ preservou a tradição junina na Rua da Alegria e deixou um lindo legado para a sua família e para a nossa cidade”, comentou a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.

Além disso, complementa Dolores, vale destacar a retomada dos grandes festejos juninos em Limoeiro depois de dois anos de paralisação impostos pela pandemia. “Tudo isso foi possível graças ao empenho do governo municipal e da população no combate ao coronavírus. Os protocolos sanitários e as vacinas estão nos ajudando a vencer a pandemia e permitiram a volta de grandes eventos em nossa cidade”, sublinhou.

A época junina foi uma grande oportunidade para incentivar a prática de esportes, com a tradicional Corrida da Fogueira no Feriado Municipal de São Pedro e São Paulo. A prova retornou ao formato presencial este ano, com um percurso de aproximadamente 4,2 km. “A Corrida da Fogueira foi um sucesso. Estamos muito felizes por retomar uma atividade tradicional na nossa cidade e por mobilizar centenas de corredores de Limoeiro e da região em uma data que era feriado no nosso município, mas dia útil em outras cidades”, celebrou o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Entre os artistas e as bandas que abrilhantaram as sete noites da festa, o sentimento era um só: a felicidade pelo retorno aos palcos. “A Rua da Alegria nunca decepciona. Foi um showzaço. Obrigado, Limoeiro”, comemorou Bruna Kelly, cantora da banda Capital do Sol, que fez toda a Rua da Alegria dançar ao som do famoso “forró das antigas”. “Quero agradecer à Prefeitura pelo convite e a todos que proporcionaram este show incrível aqui em Limoeiro. Espero voltar muitas vezes”, afirmou a cantora Tayara Andreza, que animou o público no ritmo do brega, patrimônio cultural imaterial no Estado de Pernambuco.

E vamos encerrar a matéria com outro ritmo que representa e orgulha o Nordeste, o coco de roda. “O povo gosta de coco de roda. O ritmo anima gente de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, idosos”, enfatizou uma das maiores figuras da Cultura de Limoeiro: Zé de Teté, o Rei do Coco. “Eita, que coisa boa. / O coco Mano de Baé. / E quem não sentiu o clima. / Entra pra ver como é”, cantou Mano de Baé, de Tracunhaém, conhecida voz na região.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro