Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Dentro das ações alusivas ao Outubro Rosa realizadas pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e da Zona Rural estão promovendo palestras e atividades relacionadas à propagação da importância e da prevenção ao câncer de mama, principal temática da campanha. Um exemplo é a UBS Nossa Senhora de Fátima, que promoveu para as moradoras da comunidade, durante a quarta-feira (19), um dia repleto de atividades relacionadas ao tema.

A programação contou com palestras, orientações para o autoexame, “aulão” de zumba, distribuição de lanche, ventosaterapia, sorteio de brindes e brincadeiras de integração. “Além disso, tivemos as solicitações das mamografias, encaminhando nossas mulheres para a realização dos exames de mamografia e ultrassonografia de mama”, detalhou a enfermeira da UBS, Tamyres Heráclio.

A profissional responsável pela coordenação das atividades informou, ainda, que as mulheres também foram encaminhadas para a realização do citopatológico, conhecido como exame para prevenção do câncer do colo de útero. “Aproveitamos o momento do Outubro Rosa, da prevenção do câncer de mama, para também trazer essas mulheres para a prevenção do câncer do colo do útero”, completou Tamyres.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Orientações sobre prevenção ao câncer de mama

A enfermeira alertou que, a partir de qualquer sinal ou sintoma diferente em relação à mama que a mulher perceber, a exemplo de nódulo (caroço), ela deve procurar a Unidade Básica de Saúde para realizar a avaliação com o médico ou a enfermeira, procedendo com a solicitação dos exames necessários. “É importante, também, que a mulher faça o autoexame mensalmente”, enfatiza Heráclio.

Segundo a enfermeira, a mulher precisa se conhecer, pois isso facilita a identificação de problemas de saúde, como ocorre com o câncer de mama. “Ela precisa se conhecer. Ela precisa conhecer a sua mama. Ela vindo notar algo diferente a partir desse autoexame, o médico ou a enfermeira da unidade vão estar disponíveis para solicitar os exames e avaliar essa paciente”, explica.

Após a análise dos exames, em caso positivo, a paciente é encaminhada pela UBS para o tratamento necessário com o especialista mastologista ou mesmo para avaliações mais específicas. “Mas tudo isso vai depender do resultado dos exames”, pontua a enfermeira.