Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Mais uma comunidade rural de Limoeiro foi contemplada pelo Viva Comunidade. A sexta edição do projeto foi promovida nesse sábado (7), na Escola Municipal Cônego Deusdedith, na Vila Urucuba. Por meio dessa iniciativa de utilidade pública, a Prefeitura visa descentralizar os atendimentos das Secretarias Municipais, fortalecer o associativismo, ouvir as demandas das comunidades e reforçar a parceria com associações comunitárias, movimentos sociais e igrejas.

Bastante entusiasmado com o projeto, o prefeito Orlando Jorge recordou que esta foi a segunda edição do Viva Comunidade na Zona Rural. “Já estivemos na Vila Mendes e agora estamos na Vila Urucuba. Você pode levar a sua criança para tirar o 1° RG, você pode receber uma orientação jurídica, você pode atualizar seu cartão de vacinação, você tem a Secretaria da Mulher orientando as mulheres com relação à vulnerabilidade e à violência, e você que é gestante e cadastrada na UBS da sua comunidade pode receber seu Kit Enxoval”, comentou.

O vice-prefeito José Barbosa Neto avaliou que o Viva Comunidade aproxima a gestão municipal do povo, avalia o vice-prefeito José Barbosa Neto. Avaliação nutricional, aferição de PA e HGT, avaliação odontológica, castração de animais, atendimento jurídico, entregas de enxovais às gestantes cadastradas na UBS Vila Urucuba, plantão tira-dúvidas sobre o Programa Auxílio Brasil, emissão de 1ª via de RG e contações de histórias infantis estiveram entre os serviços de utilidade pública oferecidos pela gestão municipal. “Já estamos na sexta edição, onde estamos prestigiando a Vila Urucuba, um dos nossos maiores polos rurais. Estamos trazendo os serviços essenciais da Prefeitura e fortalecendo o nosso vínculo com quem precisa dos nossos serviços”, destacou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, detalhou os atendimentos realizados pela pasta. “Nossos profissionais deram orientações a respeito do cadastro para benefícios eventuais, e também para o Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família. Nós temos os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), que tratam de benefícios eventuais como cesta básica, tarifa social e auxílio natalidade. Hoje, nós trouxemos 15 gestantes que estão sendo acompanhadas na Unidade Básica de Saúde da Vila Urucuba, receberam seus kits de enxovais, fizeram seus cadastros nos CRAS e vão participar dos nossos grupos de gestantes, onde oportunizamos a cidadania e o acesso a direitos. Também trouxemos a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que trata de violação de direitos, abandonos de crianças, idosos e mulheres, violência física, patrimonial e econômica”, explicou.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, enalteceu a parceria entre as secretarias da administração pública municipal. “É muito importante você fazer com que o poder público se aproxime cada vez mais das pessoas. E é assim que a gente tem trabalhado, juntando as forças da Educação, da Saúde, da Assistência Social, da Infraestrutura, da Defesa Social, enfim, de todas as Secretarias que estão se somando para que as ações do Executivo cheguem às comunidades”, sublinhou.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A diretora da Escola Municipal Cônego Deusdedith, Fátima Moura, agradeceu à PML pelo evento e mencionou outras ações da gestão realizadas na instituição. “Essa troca de informações é muito importante, pois ajuda muitas pessoas e tira dúvidas da população. Já recebemos o evento de lançamento do projeto Música na Terra Amada, já recebemos um mutirão para cadastro on-line de Título de Eleitor, e agora temos aqui o Viva Comunidade”, disse.

Uma das moradoras atendidas pelo Viva Comunidade foi a aposentada Ângela Felipe, que elogiou o atendimento e o acolhimento dos profissionais envolvidos na iniciativa. “Eu vim tirar a identidade do meu sobrinho. A mãe dele é gestante e a gestação dela é de alto risco, então vim acompanhá-lo. Recebi o Kit Enxoval dela, trouxe o menino para tirar identidade e, para a honra e glória do Senhor, consegui o que estávamos precisando”, pontuou.