Foto: Jair Ferreira/Web TV Limoeiro

A Campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), vem sendo intensamente trabalhada e vivenciada em Limoeiro, através de uma programação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e de Saúde. Dando continuidade ao Mês de Conscientização do Autismo, cerca de 200 professores das Salas de Recurso, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e de Educação Física participaram de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Limoeiro e pela Clínica TEAmor Terapias Integradas, nessa quinta-feira (20), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

O evento contou com palestras ministradas por profissionais que são referências no trabalho com crianças e jovens autistas e fazem parte da equipe multidisciplinar da TEAmor. A fonoaudióloga Maria de Fátima abordou o tema “Linguagem, comunicação e fala no desenvolvimento infantil”. Por sua vez, a supervisora em intervenção precoce Georgiane Brandão falou sobre “Características do TEA – Transtorno do Espectro Autista”. A analista Ana Reis explicou “As funções do comportamento”. E “Disfunção sensorial e o impacto no ambiente escolar” foi o assunto ministrado pela terapeuta ocupacional Vitória Galdino.

Responsável pela Coordenação de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a professora Lúcia Rodrigues destacou que a programação do Abril Azul foi planejada e definida de modo a atender a reivindicações de profissionais das áreas de Educação e de Saúde. “O tema da Conscientização do Autismo sempre teve abordagem solicitada pelos professores, e a gestão vem atendendo a essa reivindicação. Juntos, estamos debatendo temas relevantes no que diz respeito à criança e ao adolescente com autismo. Trabalhar com crianças e adolescentes com TEA é uma realidade crescente. Então, os profissionais que os atendem precisam estar capacitados”, explicou a coordenadora.

De acordo com a pasta, a Rede Municipal de Ensino conta com 208 alunos com deficiências, dos quais 105 têm Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para atender a esse público e a suas famílias com serviços de qualidade, a gestão municipal tem 95 apoiadores escolares e 16 Salas de Recurso. Aumentar o quantitativo desses profissionais faz parte do planejamento da Secretaria, aponta Lúcia Rodrigues. “Diversas ações, a exemplo do Abril Azul, dão suporte a esses estudantes nas nossas escolas. Continuamos com as formações para profissionais, com os apoiadores escolares trabalhando em parceria junto aos professores, e com os atendimentos nas Salas de Recurso. Também contamos com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio da qual recebemos demandas de necessidades da equipe médica e de terapias, e a gente encaminha”, concluiu.

Uma das palestrantes da capacitação, Georgiane Brandão mostrou-se muito satisfeita e muito realizada com a ação e agradeceu à Prefeitura de Limoeiro pelo convite. “Dividimos e compartilhamos o nosso conhecimento, de coração aberto, com os professores da Rede Municipal de Limoeiro. Falamos sobre as definições, alterações, questões sensoriais e análise de comportamento. Assim, eles poderão utilizar as estratégias que foram colocadas neste ambiente e melhorar a dinâmica dentro da sala de aula. Foi um momento de muito conhecimento e de muitas trocas de experiências”, pontuou.

Serviço

A TEAmor Terapias Integradas funciona na Rua Severino Vasconcelos, próximo ao Hospital Regional de Limoeiro, no Bairro José Fernandes Salsa. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta. Clique aqui para acessar a página da clínica no Instagram.