Na tarde desta terça-feira (14), os estudantes da Escola Municipal Cônego Deusdedith, localizada na Vila Urucuba, na Zona Rural de Limoeiro, tiveram uma aula inteiramente dedicada à cultura popular de Pernambuco. A aula-espetáculo “Forró Ferruado” foi promovida pela Prefeitura de Limoeiro, pelo Governo de Pernambuco e pela Agência Cultural de Criação e Produção, com incentivos do Funcultura e da Fundarpe e com a parceria do Centro de Criação Galpão das Artes. A programação contou com as ilustres participações do cantor Assisão e do grupo de xaxado Cabras de Lampião, originários do município de Serra Talhada, situado no Sertão do Estado.

Nesse tipo de atividade, naturalmente, surgem curiosidades por parte das crianças, dos jovens e até mesmo dos adultos. Então, vamos responder cada uma delas.

Como o projeto pedagógico e artístico, que está percorrendo o interior pernambucano, chegou ao distrito da Vila Urucuba? O diretor executivo de Cultura de Limoeiro, o arte-educador Fábio André, explicou na solenidade de abertura da aula-espetáculo. “O xaxado é tradicionalmente forte aqui na Vila Urucuba. Inclusive, a história desta comunidade se mistura à história da Zona Urbana, com uma forte devoção a São Sebastião que, inclusive, é mais antiga do que a devoção na cidade. O xaxado mistura elementos da cultura regional com elementos de devoções religiosas”, detalhou.

O que é o xaxado? E por que é importante preservá-lo? Se você procurar o significado de “Xaxado” em qualquer dicionário ou enciclopédia, observará que se trata de uma dança típica do Nordeste do Brasil que tem origem associada ao cangaço e está relacionada ao forró. Em Pernambuco, o Xaxado já foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial. Em seu discurso, o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, Sivaldo Venerando, exaltou a parceria entre os entes federativos para a preservação desse autêntico patrimônio regional. “É com imensa satisfação que recebemos essa ação no município de Limoeiro. Ela nos ensina como é importante manter viva a nossa cultura popular. É um ritmo que conta a história da nossa região, que comprova a nossa diversidade cultural e nos enche de orgulho”, afirmou.

Como Limoeiro se sente ao receber Assisão e os Cabras de Lampião? O vice-prefeito José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) saudou os ilustres visitantes no palco da Escola Municipal Cônego Deusdedith. “Para nós, é uma honra receber uma verdadeira autoridade da música nordestina neste espaço, que é uma das escolas mais importantes do nosso município. Também quero cumprimentar os Cabras de Lampião, que vieram de Serra Talhada, uma cidade de grande importância, para abrilhantar nossa tarde. A gente tem gratidão pelo trabalho que vocês desenvolvem não apenas em Limoeiro, mas em todo o Estado de Pernambuco”, declarou. “A cultura somos todos nós. Seja em Limoeiro, seja em Serra Talhada, seja no Recife, seja em qualquer outra cidade, é a gente que faz, promove e preserva a cultura”, completou a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.

Quem são os Cabras de Lampião? Eles formam uma importante fundação cultural que administra o Museu do Cangaço e é unicamente comprometida com a preservação da cultura. Serra Talhada é popularmente conhecida como a “Terra do Cangaço” ou a “Terra de Lampião”. “O projeto Forró Ferruado é direcionado às comunidades de modo geral e, especialmente, aos estudantes. Sempre que passamos, mostramos como é o Xaxado e convidamos todos a visitarem o Museu do Cangaço, lá em Serra Talhada, que é o maior museu do gênero no Brasil”, sublinhou a presidenta da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

Por que “Assisão”? É como, de forma carinhosa e popular, o cantor Francisco de Assis Nogueira é chamado. Nascido na Fazenda São Miguel, no município de Serra Talhada no dia 5 de maio de 1941, ele é um dos cantores de forró mais conhecidos do Brasil e um dos maiores divulgadores do xaxado, ritmo ligado ao próprio forró. Com 60 anos de carreira, ostenta merecidamente o status de Patrimônio Vivo de Pernambuco. “Estou muito feliz por estar em Limoeiro e mostrar para os jovens como é a cultura popular. São eles que levarão lá na frente o xaxado, o forró e outros ritmos”, destacou.