Referência a nível regional, estadual e nacional, a Cultura de Limoeiro pegou a estrada na semana passada para levar aos palcos todo o seu talento e toda a sua criatividade e, também, para comprovar a sua grandiosidade. A Companhia de Eventos Lionarte e o Centro de Criação Galpão das Artes divulgaram a “Princesa do Capibaribe” para além das fronteiras limoeirenses.

Atuando no campo cultural há 34 anos, a Lionarte representou a Terra Amada no 29° Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, no Teatro do Parque, no Recife, e no IV Festival de Teatro e Dança da Terra das Águas Sagradas, no Distrito de Igarapeba, em São Benedito do Sul, na Mata Sul de Pernambuco.

O espetáculo teatral “E, antes de tudo, seria o fim”, que foi apresentado nos dois festivais, é inspirado na obra “Interiores”, de Edinaldo Ribeiro, e dirigida por Cleiton Santiago e Edinaldo Ribeiro. A narrativa tem como protagonistas as personagens “Senhora Mãe” e suas sete filhas, que vivem sob rígidas normas de sobrevivência e procuram alternativas para quebrar os paradigmas que as aprisionam.

Ao final do Festeráguas, a Companhia de Eventos Lionarte teve indicações em seis categorias e se sagrou vencedora em duas delas. Wallace Hallan conquistou o prêmio na Categoria Melhor Ator Coadjuvante, e Cleiton Santiago foi o campeão da Categoria Melhor Figurino. Os demais finalistas foram Radaméis Moura (Melhor Ator), Rosângela Maria (Melhor Atriz), Cleiton Santiago e Edinaldo Ribeiro (Melhor Direção) e “E, antes de tudo, seria o fim” (Melhor Espetáculo). “Queremos celebrar as indicações e festejar os prêmios conquistados para a história das Artes Cênicas de Limoeiro”, destacou a Lionarte em sua página no Instagram.

Foto: Centro de Criação Galpão das Artes

Por sua vez, no Estado do Ceará, o Galpão das Artes realizou uma série de cinco apresentações do espetáculo teatral infanto-juvenil “Histórias para Voar” na capital Fortaleza. Os locais das encenações foram o Teatro Cuca, a Casa Absurda e a Biblioteca Pública BECE. A turnê cultural foi promovida pelo Instituto Dragão do Mar e pelo Pavilhão da Magnólia. “Histórias para Voar” se destaca por narrar e encenar diversas obras da Literatura Infantil, tais como “Menina Bonita do Laço de Fita”, “A Cigarra e a Formiga” e “As Estripulias de Mané Gostoso”. A trupe do Galpão das Artes, que anima o teatro de Limoeiro há 22 anos, já estrelou no 17° Festival para Crianças de Pernambuco, em 2021, no Teatro Barreto Júnior, na capital Recife, com essa mesma peça.

Além de encantar o público nos palcos, o Galpão participou de rodas de diálogo que representaram significativas trocas de experiências no campo cultural com os anfitriões do evento. Uma delas, inclusive, contou com a ilustre presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. “A nossa caminhada em Fortaleza foi incrível”, declarou a entidade cultural ao povo de Limoeiro em sua página no Instagram.