Arte: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Com o objetivo de elevar o desempenho dos estudantes da Rede Municipal de Ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e, consequentemente, melhorar os índices educacionais, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), lançou pelo segundo ano consecutivo o Projeto De Olho no SAEB. Para isso, dez professores, sendo cinco de Língua Portuguesa e cinco de Matemática, estão passando por um processo de seleção dividido por análise curricular, entrevista e apresentação de plano de ensino.

Os profissionais selecionados vão atuar no reforço escolar dos alunos do quinto e do nono ano do Ensino Fundamental. Para o quinto ano, o projeto será vivenciado pelo professor regente em seu horário de aula regular. Já para o nono ano, as atividades serão desenvolvidas no contraturno. O projeto oferece uma bolsa de estímulo à adesão no valor de R$ 1,7 mil por uma carga horária de 20 horas semanais, entre aulas presenciais e reuniões de monitoramento e planejamento. A lista com os selecionados pela SMEE será divulgada no dia 9 de junho.

“Os alunos da Rede Pública passam por uma avaliação a cada dois anos da Educação Básica feita pelo Ministério da Educação. E essa avaliação é para verificar como a educação do país está. Na Rede Municipal, avaliamos o quinto ano e o nono ano. O Ensino Médio também passa pela avaliação, mas isso é com a Rede Estadual. Quando a gente fala De Olho no SAEB, estamos nos preparando para que essas turmas passem por um processo avaliativo”, explicou a diretora executiva do Desenvolvimento do Ensino, Valquíria Pinto.

De acordo com a diretora, o projeto foi pensado para fortalecer o grau de aprendizagem dos alunos, principalmente daqueles que estão nas séries avaliadas pelo SAEB. “A gente vai trabalhar para que esses alunos, ao longo de seu ciclo de aprendizagem, aprendam o currículo. O professor de quinto ano está no processo de fechar o ciclo e essas habilidades precisam ser finalizadas. Então, quando o MEC, através da Prova Brasil, vem aplicar com alunos do quinto e do nono, é para saber como (o nível) está”, detalhou Valquíria.

Os professores selecionados vão dar suporte aos titulares que estão dentro da sala de aula para que o avanço desejado no processo ensino-aprendizagem ocorra. “Já iniciamos a preparação dos alunos para o SAEB. Com esses professores que vão chegar, será um reforço. Eles vão visitar as escolas durante três dias da semana, fazendo a avaliação, monitorando e auxiliando os professores em regência. E um dia eles ficam na Secretaria de Educação para planejar o dia seguinte”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino, Selma França.

Com a implantação do projeto De Olho no SAEB, os estudantes terão a oportunidade de seguir um cronograma planejado pela Secretaria de Educação e Esportes com os descritores até o fim do ano. Além disso, ocorrerá a verificação de aprendizagem e o simulado. “Tudo isso será acompanhado pelos técnicos da Secretaria de Educação com o apoio desses professores que estão vindo de Português e Matemática”, reforçou Selma. “Nos anos iniciais, onde temos 564 alunos, vamos trabalhar durante a aula. Eles vão ter um reforço”, completou a coordenadora.

Para os 331 alunos dos Anos Finais, a metodologia será diferente, ou seja, as atividades serão em horários diferentes dos regulares. “Nos anos finais, nós precisamos trazer esses alunos para o contraturno, porque entendemos que no horário de aula não é possível fazer esse trabalho. Então, esses professores selecionados irão trabalhar no contraturno. Teremos dois grupos de professores, um dará aula aqui na sede para as escolas da zona urbana, e outro irá para zona rural”, pontuou a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Severina Marta.