Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

A tarde desta segunda-feira (18) marcou mais um importante passo na vida cultural de Limoeiro. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu a solenidade de premiação e a assinatura do Termo de Execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) nas modalidades Audiovisual – Prêmio Irandhir Santos e Multicultural – Prêmio Ialorixá Maria do Carmo Souza. Reunidos no auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, na Praça da Bandeira, representantes da gestão e produtores culturais renovaram o compromisso da parceria para que, a partir de agora, os projetos habilitados saiam do papel e contemplem a população em geral com a força e o talento da diversidade cultural limoeirense.

De acordo com a Secretaria, o Governo Federal garantiu mais de meio milhão de reais, via Ministério da Cultura, para a aplicação da LPG no município. Durante a solenidade, os produtores assinaram os recibos dos valores que foram creditados em suas contas bancárias, conforme estabelece o edital da própria Lei. O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, acompanhou o momento e ressaltou a importância do segmento cultural para o desenvolvimento intelectual, social e econômico do país. Ele relembrou que, em três anos de gestão, duas Conferências Municipais de Cultura foram realizadas, totalizando quatro na história da cidade e comprovando o compromisso do poder público com o setor.

“Aqui, fiz um paralelo com o SUS, com o FUNDEB e com a Assistência Social, que fazem suas conferências. Essa política poderá ser, sim, induzida pelos governos Federal e Estadual. Esperamos que possamos ter, verdadeiramente, essa política municipalizada. Que os recursos possam chegar, como chegaram os da Lei Paulo Gustavo”, comentou Orlando. Ao falar sobre o edital, considerado em alguns pontos burocrático por conta da necessidade da transparência, o gestor viu perspectivas positivas. “É um aprendizado. É um primeiro momento que Limoeiro vivencia nessa política. Acredito que houve um trabalho exitoso na perspectiva de aprendermos a fazer na prática”, completou.

O produtor cultural Marcos Antônio, coordenador da Plataforma Itinerante, foi um dos contemplados com os recursos da Lei Paulo Gustavo. Ao mencionar a premiação, ele fez uma retrospectiva do segmento cultural no município e referendou a integração que existe entre os fazedores de Cultura. “O prêmio é de suma importância, porque é um momento ímpar que Limoeiro está vivendo. Nós trilhamos esse caminho há bastante tempo. A Plataforma vem nos bastidores contribuindo com esse movimento. É tão tal que, junto a outros agentes culturais, ajudamos alguns grupos a desenvolverem suas propostas para conseguirem apresentá-las no edital e serem contempladas”, comemorou.

Representando o Mosteirinho e Espaço Cultural da Reconciliação, localizado na comunidade rural de Duas Pedras, o Padre José Ramos, que atua como produtor cultural há décadas, terá o compromisso de utilizar os recursos repassados via LPG na produção de um documentário que contará a história do próprio espaço, baseado no livro “À Sombra da Cruz – 25 anos de Mosteirinho da Reconciliação”. “Essa verba é exatamente para registrar isso. Já está no livro, mas agora, roteirizando para o audiovisual, acho que se comunica mais, fica mais rápido de levar (ao público)”, comemorou o religioso, que coordena o Mosteirinho na missão de unir Religião e Cultura.

“É um dia histórico”. Com essa frase, a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, resumiu a tarde solene. “Estamos falando de um recurso que, a nível de Brasil, é o maior investimento da história. Uma Lei que busca desenvolver o audiovisual com toda a sua potência e valorizar o setor cultural. Quero dizer da grandeza, algo que nasce na emergência, mas que tem esse olhar de desenvolver as potencialidades e deixar um legado, assim como o próprio homenageado que dá nome à Lei Paulo Gustavo, que tanto trabalhou para desenvolver o cinema nacional”, destacou a secretária. Foram R$ 3,8 bilhões distribuídos com todos os municípios brasileiros através dessa Lei.

Numa análise mais local, Dolores ainda mencionou a importância da LPG na premiação das pessoas que atuam nas multilinguagens existentes no município, a chamada “Pluralidade Cultural”. “Nós fazemos esse ato público solene para que as pessoas possam conhecer aqueles que estão contemplados na nossa lista final, que venceram todas as etapas de forma legítima da Lei, com o espaço para o diálogo e a democracia”, analisou. A secretária também disse esperar que os materiais que serão produzidos contribuam de forma significativa para a sociedade, tanto na linguagem do audiovisual como do multicultural”, pontuou Dolores.

Com a ideia voltada à produção de um documentário que contará a história do cangaceiro Antônio Silvino, o popular “Rifle de Ouro”, pouco conhecido em Limoeiro, mas que travou uma de suas batalhas no município, fato, inclusive, que deu origem à instalação da Capela de Nossa Senhora da Batalha, na Zona Rural, o produtor cultural Jair Ferreira está otimista para iniciar a produção do material. Ele revelou que, com os recursos da Lei, está garantindo a contratação de mais quatro profissionais, ou seja, gerando oportunidade de renda. “Esse projeto não é meu, é de Limoeiro. O produtor Jair vai ganhar, mas também vão ganhar aqueles profissionais que contratamos. Estou muito feliz”, finalizou Ferreira.