Na noite de quarta-feira (10), no Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude se reuniu com o segmento cultural do nosso município para a Escuta sobre a Lei Paulo Gustavo. O encontro teve como convidados especiais os conselheiros estaduais de Cultura Ana Paula Santana e Feliciano Félix. O prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, também participou do encontro.

“Foi um momento de importante diálogo com a comunidade cultural de Limoeiro. Vale lembrar outra importante ação da nossa Secretaria: o prazo do Chamamento Público para atrações artísticas locais que desejam se apresentar em eventos no nosso município foi estendido para o dia 15 de maio, próxima segunda-feira. É importante o engajamento dos artistas e dos grupos culturais”, destacou a secretária municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Dolores Carmen.

A ação aconteceu em um momento bastante oportuno, pois, nesta quinta-feira (11), o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes, assinarão o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo e permite o repasse de mais de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural, dos quais R$ 2 bilhões serão destinados aos Estados e R$ 1,8 bilhão serão destinados aos Municípios. De acordo com o Governo Federal, os recursos têm como fontes principais o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e o Fundo Nacional de Cultura (FNC). A Lei Paulo Gustavo, conforme o Ministério da Cultura, representa o maior investimento em Cultura na história do Brasil.

“A cultura popular representa tradição e resistência. Vamos nos engajar cada vez mais”, afirmou o prefeito Orlando Jorge em seu encontro com a comunidade cultural de Limoeiro. “Nós nos sentimos muito prestigiados com a presença do prefeito Orlando, com quem já tive contato em um evento na AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), e pudemos constatar que esta gestão leva a cultura muito a sério”, pontuou o conselheiro estadual de Cultura de Pernambuco, Feliciano Félix.