Foto: Paulo Pinto/Prefeitura de Limoeiro

O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Pessoas com essa condição podem apresentar dificuldades em se comunicar e interagir com os outros, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Cada vez mais debatida e difundida no cenário global, a educação inclusiva é uma ferramenta imprescindível para equilibrar essa realidade e melhorar a qualidade de vida dos autistas e com outras necessidades especiais.

A inclusão visa garantir que todas as crianças, independentemente de suas diferenças e necessidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. Em Limoeiro, Agreste Setentrional de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (26), aconteceu uma importante capacitação para profissionais de educação, mais precisamente os apoios escolares. A palestra foi ministrada pela terapeuta ocupacional do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Luís Raimundo Medeiros Duarte (CER Limoeiro), Talita de Pádua, e abordou o tema: “Estimulando a participação da criança em ambiente escolar no desempenho de suas AVDS e AIVDS”. O palco foi o auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL).

A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esportes, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Cidadania, está realizando, durante este mês, diversas ações. A programação completa está disponível nas redes sociais institucionais.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

A inclusão de alunos com deficiências cognitivas ou sensoriais nas escolas regulares é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e combater o preconceito e a exclusão social. Além disso, a convivência de crianças com diferentes características e habilidades contribui para o desenvolvimento de valores como o respeito à diversidade e a solidariedade. “Essa capacitação prepara para promover conhecimento para esses profissionais que atuam diretamente com as crianças na sala de aula, levando conhecimento para a prática diária. Hoje, nós temos mais de 170 alunos autistas e tantos outros em processo de avaliação”, pontuou a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, Lúcia Rodrigues.

O autismo é uma condição única para cada indivíduo, com variações na intensidade e na forma como os sintomas se manifestam. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas autistas. “A educação inclusiva também promove o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, tanto nos alunos com deficiência quanto nos demais colegas da escola. A convivência com a diversidade pode contribuir para a formação de cidadãos mais tolerantes, empáticos e solidários”, completou Rodrigues.

O prefeito Orlando Jorge participou da ação e foi enfático em sua fala. “Nossa gestão assume a missão de construir uma sociedade inclusiva e acessível, na qual pessoas com TEA e outras deficiências tenham oportunidades iguais de acesso à informação, educação, emprego e participação na vida social, política e cultural”, destacou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro