Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

Mantendo a tradição da cultura popular, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu, no domingo (11) e na terça-feira (13) de Carnaval, o Desfile das Agremiações Carnavalescas na Praça da Bandeira, que no período de momo torna-se o “Quartel General da Folia”. A gestão municipal garantiu toda a estrutura de palco, sonorização, segurança, troféus de participação e apoio logístico de organização. Além disso, por mais um ano, o Governo Municipal fez o repasse dos recursos financeiros para ajudar na preparação das agremiações, totalizando um investimento aproximado de R$ 200 mil.

Na primeira noite do evento, estiveram na passarela o Urso Peludinho, Urso da Última Hora, Urso da Esperança, Urso Lapada, Urso Drácula, Urso Pé de Lã e o Urso Atrás de Casa. As Calus Prudentes e os Mortos Carregando os Vivos da Rua Frei Estêvão, da Rua Santo Ozias e da Feira do Mangaio fecharam com chave de ouro a programação inicial. Já o segundo dia de apresentações foi reservado para as apresentações das agremiações da Liga de Bois, Caboclinhos e Similares de Limoeiro -, momento que também marcou os Concursos do Grupo de Acesso e do Grupo Especial.

Para o prefeito Orlando Jorge, a Prefeitura de Limoeiro cumpriu mais uma vez o papel sociocultural, o que reflete da manutenção da tradição. “Garantimos aquela subvenção importante, tanto para a Liga de Bois de Caboclinhos como para todas as agremiações que se organizaram. Este ano, ampliamos o recurso destinado para o Carnaval e estamos muito felizes com o que vimos: a alegria do povo e a alegria da criançada participando”, destacou Orlando. “Realizamos o sonho dos brincantes carnavalescos de Limoeiro e de todas as instituições que se preparam o ano todo para brincar o Carnaval”, completou.

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

A força da tradição dos grupos de “La Ursa” foi traduzida nas cores, nos sons, na alegria dos brincantes e personagens que dão vida ao folguedo. “Os grupos de La Ursa têm uma tradição muito forte em nosso município. O Morto Carregando o Vivo tem uma questão muito peculiar, pois ele traz um protagonismo como uma troça independente, e também a participação da Calú Prudente. As comunidades que abraçam e vêm mostrar que a família toda está envolvida na brincadeira. É valorização da Cultura. É um importante instrumento de transformação social”, avaliou a secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen.

Vice-prefeito de Limoeiro, José Barbosa do Rêgo Neto (“Zé de Nena Barbosa”) também acompanhou o desfile das agremiações na Praça da Bandeira. Ele relembrou que o apoio e o incentivo aos grupos culturais fazem parte do Plano de Governo e ressaltou que o período carnavalesco é um dos mais fortes, citando ainda o considerável número de blocos de arrastão que desfilaram na cidade e nas comunidades rurais com o apoio do Governo Municipal. “Estamos fortalecendo cada vez mais a Cultura de Limoeiro. É a Prefeitura trabalhando com o povo para fazer um grande Carnaval”, pontuou o vice-prefeito.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Concurso de Bois de Caboclinhos

Foto: Juliana Mendes/Prefeitura de Limoeiro

A tarde e a noite da Terça-Feira de Carnaval marcaram um dos momentos mais aguardados do período momesco em Limoeiro: O Concurso dos Bois de Caboclinhos do Grupo de Acesso e do Grupo Especial. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura e da Liga de Bois, Caboclinhos e Similares de Limoeiro. Um total de 14 agremiações, sendo sete do Grupo de Acesso e sete do Grupo Especial, desfilou diante de um grande público, com as torcidas vibrando a cada movimento e a cada evolução. Por Lei Municipal, Limoeiro foi decretado a “Terra dos Bois de Caboclinhos”.

Para dar total transparência da análise das apresentações, a Comissão Julgadora foi formada por experientes profissionais da área cultural: Pascoal Filizola (Ator, dançarino popular, consultor cênico e jurado dos ciclos carnavalesco e junino desde 2016); Fátima Pontes (Produtora cultural, coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo, mestra em Educação (UFPE) e licenciada em Educação Artística (UFPE); e (Demétrio Rangel (Técnico das áreas de Música e Teatro, cantor e violonista pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), graduado em Música e pós-graduado em Teatro, Linguagens e Conhecimentos).

Foto: Júnior Silva/Web TV É Notícia

Pelo Grupo Especial desfilaram Boi Cara Branca, Boi Dourado, Boi Misterioso, Boi Estrela, Boi Leão, Boi Imperial e Boi Teimoso. Já pelo Grupo de Acesso, os representantes foram: Boi Caprichoso, Boi Pintado, Boi Carinhoso, Boi Estrelinha, Boi Pavão, Boi da Vila e Boi Esperança. Também desfilaram – mas sem competir – o Boi Cara Preta, Boi Coração Mirim e Boi Diamante, representando o Grupo de Aspirantes. Após a apuração das notas da Comissão Julgadora, o Boi Cara Branca se sagrou campeão pelo segundo ano consecutivo, enquanto o Boi Dourado e o Boi Misterioso conquistaram a segunda e terceira colocações, respectivamente no Grupo Especial. Já os Bois Caprichoso (campeão) e Pintado (vice) conseguiram o acesso e estarão na ala Especial em 2025, substituindo os Bois Imperial e Teimoso, dois últimos colocados da elite do Carnaval de Limoeiro.

“Nós vimos a Cultura pujante nos nossos Bois de Caboclinhos que é uma tradição. Estou muito feliz pelo resultado e pela participação popular na Praça. Quero parabenizar todos pelas brilhantes apresentações. O Carnaval de Limoeiro é multicultural e participativo. Vimos as participações nas comunidades rurais, nos bairros, na periferia”, reforçou o prefeito. Ele também fez menção ao sucesso da semana pré-carnavalesca, com grandes shows no Pátio de Eventos Toinho de Limoeiro, o que refletiu no aquecimento da economia local.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Diretor do Boi Cara Branca, que conquistou o tricampeonato no Concurso de Bois de Caboclinhos de Limoeiro, Adilson Lopes disse que o prêmio foi a recompensa por todo o esforço da equipe. O Boi Cara Branca terminou empatado na pontuação com o Boi Dourado, mas no critério de desempate idade, por ter um ano a mais de fundação acabou vencedor. “Passamos noites de sono. É uma luta constante. Mas a gente faz o que gosta, faz com amor. E quando se chega em primeiro lugar nos deixa muito satisfeito com o nosso trabalho”, descreveu Lopes em tom emocionado.

Em Limoeiro, a festividade carnavalesca segue no próximo sábado (17), a partir das 19h, na Praça da Bandeira, onde irão desfilar os Blocos Líricos Sassaricando e Eternos Carnavais, o Maracatu do Xililique, os Bois Campeões (Cara Branca e Caprichoso) e as Escolas de Samba Verde e Branco e Gigante do Capibaribe. “Com muita folia e muito samba no pé, vamos fechar com chave de ouro a programação dos Desfiles das Agremiações Carnavalescas de Limoeiro”, finalizou Orlando.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro