Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro recebeu, na manhã da última quarta-feira (15), na Praça da Bíblia, a Feira Agro Pedagógica da Rede Estadual de Ensino. Promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), a iniciativa está percorrendo diversas regiões do Estado, com o objetivo de oportunizar aos estudantes matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campo a exposição e a comercialização de produtos (in natura e derivados) que eles produzem diariamente nas comunidades rurais onde vivem.

Polo regional educacional e cidade-sede da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, Limoeiro foi escolhido para receber uma das 20 feiras que estão programadas para este ano. “Agrega trabalhadores da agricultura familiar, assentados da Reforma Agrária e Quilombolas. A gente faz essa feira itinerante, e aqui recebemos os alunos da EJA Campo que são produtores, onde eles trouxeram trabalhos relacionados à escola e produtos que eles produzem e comercializam em seus territórios”, explicou a coordenadora da ação, Valdênia Leão.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Além da importância econômica para os estudantes da EJA Campo, a Feira Agro Pedagógica também cumpre o papel social. “Essa feira é de fundamental importância para valorizar a cultura ancestral, a agricultura familiar e a identidade Quilombola”, avaliou Nilton Gomes, um dos representantes da Gerência Regional Quilombola da SEE no evento. “Ela vem reafirmar os antecedentes dos Povos Quilombolas, dando visibilidade a sua luta política no campo”, reforçou a também representante da gerência, Ivanise Simplício.

A feira vai percorrer todas as cidades que possuem turmas da EJA Campo. Em Limoeiro, além dos produtores locais, estudantes de municípios vizinhos também participaram – garantindo a integração escolar e econômica. “A EJA Campo vem com uma proposta inovadora que é os alunos aprenderem no território onde estão, compreendendo os processos de plantio, de colheita e de empreendedorismo. Então, por um lado eles produzem e por outro acontecem as feiras, onde eles podem socializar e apresentar seus produtos”, destacou a gestora da GRE Vale do Capibaribe, Ana Xavier.