Por meio do Programa Mais Médicos, o município de Limoeiro conta com 12 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando o número de atendimentos na Atenção Básica. Ao todo, 10 são brasileiros e dois são cubanos. A apresentação dos novos médicos aconteceu na tarde da última segunda-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, momento em que a equipe de gestores e coordenadores da Rede Municipal de Saúde detalharam o planejamento dos próximos passos da aplicação do programa federal na “Princesa do Capibaribe”.

O Programa Mais Médicos é promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios brasileiros, e visa potencializar a Atenção Primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Limoeiro, de acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, a adesão ao edital do programa aconteceu em junho de 2023, com os cinco primeiros médicos chegando ao município em setembro e os demais em dezembro, com apresentação oficial em janeiro de 2024. O custeio deles ocorre em um novo formato implantado em 2023 pelo MS, que é a co-participação entre Município e União.

“O Ministério da Saúde desconta o teto do valor do salário dos médicos do recurso financeiro do município, ou seja, ao invés desse recurso vir para o município, o Ministério desconta e paga a bolsa diretamente aos profissionais médicos. Financeiramente, não existe vantagem (para a gestão), porque o custeio continua sendo do município. Então, qual seria a vantagem? Pensando, primeiramente, na população, temos a garantia da fixação desse profissional no município, onde eles têm mais vínculo. O médico pode ficar por um período de até quatro anos”, explicou Paloma.

A secretária lembrou que, atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelos municípios com relação aos atendimentos na Atenção Básica é a alta rotatividade de profissionais. “Quando a população está acostumada com um determinado profissional, ele sai. Então, esses profissionais (do Programa Mais Médicos) vão poder acompanhar aquele paciente, sabendo todo o histórico mais de perto. E, além da fixação e do vínculo dele com a Unidade, também vamos dispor desses profissionais com carga horária maior no município. Acredito que seja maior ganho para população”, pontuou Sonally.

Na recepção dos novos médicos, o prefeito Orlando Jorge relembrou que essa aquisição faz parte do Plano de Governo. “Realizamos um grande sonho que está em nosso Plano de Governo, que era trazer de volta para Limoeiro o Programa Mais Médicos. Agora, a gente pode completar, eu diria, quase cem por cento da equipe. São doze equipes de um total de dezesseis que pensamos lá atrás. Temos hoje 12 profissionais do Mais Médicos que estão trabalhando nos quatro cantos da cidade, com mais presença e com mais acolhimento aos nossos usuários do SUS”, avaliou o gestor municipal.

Orlando, odontólogo da rede pública por formação, disse que a presença desses profissionais de Medicina oriundos do Programa Mais Médicos em Limoeiro proporciona um “sentimento de dever cumprido”. “A população vai perceber a curto e médio espaço de tempo a melhoria da qualidade de vida, com serviços de saúde cada vez melhores. Os médicos passam a conhecer bem a nossa população. É uma alegria dividir com a população e com a equipe da Secretaria de Saúde todo esse trabalho desenvolvido na rotina. O Sistema Municipal de Saúde fica mais fortalecido com o Programa Mais Médicos em nosso território”, afirmou.

O médico Ailton Rodrigues faz parte do programa federal e disse acreditar nessa integração entre os territórios e os profissionais. “A população em si só tem a ganhar. É um privilégio muito grande para o profissional. Chegando ao município, vi que a realidade de Limoeiro não deixa a desejar em termo de saúde laboratorial. Tenho minha primeira formação em Farmácia, sou Bioquímico, trabalhei no SUS e em outras prefeituras, e vi a necessidade que outros municípios têm nessa busca de saúde laboratorial. Quero parabenizar a gestão municipal por ter esse recurso”, comentou Ailton.

O cubano Dayron Viera externou a felicidade pelo acolhimento e assumiu o compromisso de desenvolver um trabalho humanizado, algo que ele também vivenciou na primeira fase do Programa Mais Médicos, entre 2013 e 2016. “Meu objetivo é, primeiramente, que o paciente consiga me conhecer como médico, consiga se abrir, e assim poder dar resolutividade a esses problemas de saúde que eles apresentam, sem precisar transferir para capital Recife ou qualquer outra cidade. É ter um médico no mesmo ambiente dando resolutividade”, afirmou o estrangeiro.

Saiba os integrantes da equipe do Mais Médicos de Limoeiro:

Rodolfo Teixeira Ramos – UBS Santo Antônio

Igor Daniel Barreto – UBS Nossa Senhora de Fátima